ZISSAN é apresentada na 19ª Fenamilho

Foto: Fernando Gomes
Sepé Tiaraju 28 abril, 2019 Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Pela segunda vez em Santo Ângelo, o professor doutor Marc Weiss, que liderou a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA) e inspirou a criação da Zona de Inovação Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), foi o palestrante na tarde do sábado, 27, no auditório Iglenho Araújo Burtet, no primeiro dia da 19ª FENAMILHO Internacional, quando explanou sobre o tema “ZISPOA e ZISSAN: Um modelo de inovação sustentável e prosperidade inclusiva para o Rio Grande do Sul”.
A ZISSAN foi criada em Santo Ângelo impulsionada por uma série de workshops promovidos pelo Governo Municipal, por meio do Programa Inova Santo Ângelo, com apoio das entidades de classe e instituições de ensino, na defesa de alternativas de desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Apresentação da ZISSAN à comunidade
Na abertura do evento, a professora Helenice Reis, coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, apresentou ao público presente o ideal da Zona de Inovação Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN), relatando o propósito da iniciativa, como a mesma é formada, quem participa deste ideal e quais são os projetos executados e os próximos agendados para este ano. “A maior motivação deste projeto é incluir os talentos da comunidade santo-angelense na geração de valores, por meio de atividades e projetos desenvolvidos pela ZISSAN. Assim, foram criados três eixos de atuação: Zisprof (Composta por professores e alunos de diversos cursos e instituições do município), Zismob (Grupo de pessoas focadas em desenvolver projetos para mobilidade urbana, transportes alterativos com melhorias de locomoção e não poluentes) e Ziscriativa (profissionais interessados com a economia criativa, geração de negócios, grupos culturais, escritórios de design, artistas plásticos, artesanais, musicais, agências de turismo, entre outros)”, explica.
Na oportunidade, a professora acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, Maíra Pires, a arquiteta urbanista e sócia-diretora da Realizarq, Thaís Priscila de Souza, a empreendedora da área tecnológica, Daniele Barbieri Schneider, e o empresário e Master Coach Trainer, Vinicius Bairros, foram os representantes de todo o Grupo ZISSAN, hoje composto por mais de 70 integrantes, na explanação inicial sobre o projeto ZISSAN e as atividades realizadas neste ano.
Em poucos meses de atuação, a ZISSAN já desenvolveu a “1ª Feira de Rua de Santo Ângelo”, o “Sábado Verde no SESI”, o “Brunch Literário” e a “Escolinha de Skate” na Praça Leônidas Ribas durante o Brique da Praça, além da participação no evento “Vila do Coelho” e a participação na Feira criada pela iniciativa “A Gente Kombina”, sempre com o apoio do Governo de Santo Ângelo.
MARC WEISS DESTACA O TRABALHO REALIZADO NA ZISPOA
Em seu pronunciamento, Marc Weiss relatou que o trabalho da ZISPOA é um projeto de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, onde foi abordado um conjunto de ações para o desenvolvimento sustentável do Estado, levando em consideração as principais potencialidades das diferentes regiões do Rio Grande do Sul, onde a finalidade é tornar o Estado um dos mais inovadores e sustentáveis na América Latina. “Estou encantado com o trabalho aqui apresentado pela ZISSAN, o mesmo se encontra dentro da proposta estabelecida desde o ano passado, quando estive em Santo Ângelo, a convite do Governo Municipal, e vejo que estamos em completa evolução e satisfação de todos que compõem este grupo. O ideal agora é continuarmos sempre evoluindo, agregando laços com as demais Zonas de Inovação e aproximando as cidades em uma mesma ideia”, disse.
QUEM É MARC WEISS?
O palestrante ocupou postos como Coordenador do Plano de Desenvolvimento Econômico Estratégico de 1998 para Washington; Assistente Especial da Secretaria do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano; participante do Conselho do Presidente sobre Desenvolvimento Sustentável na Administração de Bill Clinton dos EUA; Vice-Diretor da Comissão da Califórnia em Inovação Industrial; além de professor da Universidade de Columbia e presidente da GUD. O professor tem experiência com a estratégia econômica para a área NoMa (North Massachusetts Avenue, em Washington), onde foi realizada a renovação de uma área industrial abandonada próxima ao centro da cidade, desenvolvendo um núcleo de mídia e tecnologia, finalizado com a criação da Estação de Metrô New York Avenue, rebatizada como NoMa em 2012.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Brigada Militar evita incêndio de grandes proporções em Capão do Cipó

    Na segunda-feira (20), por volta das 18h10min, um policial  militar do 5° Regimento de Polícia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Segunda etapa da privatização da CEEE, CRM e Sulgás exigirá mais do governo

    Como previsto, as articulações em torno dos projetos de privatização da Companhia Estadual de Energia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Eleitas as novas prendas do RS

    Foram anunciadas as novas prendas do Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (19), ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.