Volta às aulas na graduação da URI foi marcada pela emoção

NULL
Lucas de Campos 24 fevereiro, 2015 Fonte:

Com o auditório do prédio 13 lotado, a direção do câmpus e o Diretório Central de Estudantes deram início na noite de segunda-feira, 23, às atividades da Semana de Recepção aos Calouros, que prossegue até sexta-feira, 27.

Na abertura, os calouros foram brindados com uma apresentação do Grupo de Capoeira Recôncavo, liderado pelo Mestre Vladimir Farias. Antes do show, o integrante do grupo Anderson, portador de deficiência física, fez um depoimento que emocionou o público ao dizer que se ele estava ali é porque não abandonou um sonho. “Não desistam dos sonhos de vocês. Persistam, lutem e aproveitem a oportunidade de estarem aqui na URI”.

Na sequência, os diretores Marcelo Stracke (Acadêmico), Berenice Wbatuba (Administrativa) e Gilberto Pacheco (Geral) deram as boas-vindas aos calouros lembrando a importância de, os agora acadêmicos, terem consciência de seus deveres e direitos como universitários.

Marcelo estimulou a adoção do trote solidário, com o desafio de arrecadarem doações a serem entregues às comunidades indígenas da Região. Por sua vez, Berenice enfatizou a qualidade da infraestrutura que a URI disponibiliza aos estudantes, tanto no aspecto material como de qualificação dos professores e corpo técnico. “Sintam-se livres para buscar ajuda quando encontrarem dificuldade de qualquer ordem, pois, além dos canais institucionais como o Serviço de Apoio ao Estudante e os demais, todos estamos prontos a acolher – direção, professores e funcionários”.

O Diretor-Geral Gilberto Pacheco destacou a importância de um curso de graduação. “Há pesquisas que comprovam tudo o que muda na vida das pessoas, a partir de uma formação superior. Estamos muito felizes com a abertura do ano letivo. É muito tocante a mensagem que recebemos de lutar pelos sonhos”. Pacheco esclareceu aos calouros a diferença entre faculdade, instituto, centro universitário e universidade, explicando as exigências às quais a URI se submete, desde a pesquisa, o ensino e a extensão, até a prestação de serviços à comunidade e o percentual de mestres, doutores e professores com tempo integral.

No encerramento das atividades, os calouros deixaram seus recadinhos no mural, como lembrança do primeiro dia de aula.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.