Vigilância investiga caso suspeito de dengue em Santo Ângelo

Suspeita de dengue na Capital das Missões
Lucas de Campos 1 fevereiro, 2016 Fonte:

O coordenador da Vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro, em entrevista ao programa Aldeia Global, confirmou que nesta segunda-feira será feita a coleta de amostra de sangue do homem de mais de 70 anos, suspeito de ter dengue.

A coleta acontece no sétimo dia a contar dos primeiros sintomas da doença no paciente. O material será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Porto Alegre.

            Ubiratan explica que tem todos os sintomas de dengue e está internado desde a última sexta feira no Hospital da Unimed Missões.

O coordenador disse que a Vigilância em Saúde está tomando todas as medidas necessárias e que a Vigilância Ambiental vem intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade.

As equipes da vigilância iniciam hoje também o trabalho de campo num raio de 300 metros dos hospitais Santo Ângelo e da Unimed/Missões. Essa ação é justificada pelo grande fluxo de pessoas no local, especialmente dos 25 municípios da região das Missões.

Na área da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, existe o registro de 16 casos notificados de dengue. Já aqui em Santo Ângelo, o registro é de 4 casos suspeitos da doença.

O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 29, pela Secretaria Estadual da Saúde, informa que foram registrados até agora 18 casos importados de dengue, ou seja, de pessoas que contraíram a doença em outros estados.

Além disso, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou os dois primeiros casos de dengue contraída no território gaúcho (autóctone).

Os casos autóctones ainda não foram inseridos no boletim epidemiológica, mas já foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado. Os casos foram registrados em Guaíba e São Paulo das Missões, município da região Noroeste.

De acordo com Gabbardo, o fato reforça a mobilização para 13 de fevereiro – Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Vírus.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.