Vara do Trabalho de Santo Ângelo conta com processo eletrônico

NULL
Lucas de Campos 20 março, 2015 Fonte:

A Vara do Trabalho de Santo Ângelo é a mais nova unidade da Justiça Trabalhista a adotar o sistema Processo Judicial Eletrônico.

Solenidade realizada na tarde desta quinta-feira celebrou a implantação da ferramenta, que a partir de agora só recebe novas ações pelo meio digital. Os processos ajuizados até 18 de março na unidade permanecerão em papel.

O evento contou com a participação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Cleusa Regina Halfen, além de magistrados, servidores, advogados, procuradores e autoridades locais.

O juiz titular da Vara do Trabalho de Santo Ângelo, Edson Moreira Rodrigues, destacou algumas vantagens do novo sistema, como a economia de papel e de espaço físico. Também citou a disponibilidade permanente dos processos para os advogados, que podem acessar os autos a qualquer hora pela internet, reduzindo, inclusive, a necessidade de deslocamentos à Vara do Trabalho.

Em seu discurso, a presidente do TRT gaúcho reafirmou sua convicção de que o processo judicial eletrônico é o caminho certo para a modernização e a maior celeridade da prestação jurisdicional. De acordo com a desembargadora Cleusa, desde o começo da implantação do serviço na Justiça do Trabalho gaúcha, em setembro de 2012, houve significativa otimização do trabalho, com redução do tempo dispensado às atividades burocráticas e ao atendimento no balcão.

O tempo médio de tramitação dos processos no primeiro grau que, no meio físico, é de 288 dias, no processo judicial eletrônico passa para 163 dias.

A placa que registra a implantação do serviço em Santo Ângelo foi descerrada pela presidente do TRT-RS e o secretário-geral do Município, João Roberto Morin. Ao final da solenidade, o advogado Thiago Alfaro Messina acessou um dos primeiros processos eletrônicos ajuizados na Vara do Trabalho. O procedimento foi acompanhado pelos presentes, em um telão.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.