Vacinação contra pólio e sarampo ocorre em agosto

Sepé Tiaraju 17 julho, 2018 Fonte: Palácio Piratini

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ocorre de 6 a 31 de agosto. As vacinas serão destinadas para quem tem acima de 1 ano de idade até menores de 5 anos que no Rio Grande do Sul representam 528 mil crianças. A meta é alcançar, ao menos, 95% delas, independente se a caderneta de vacinação estiver em dia ou não. A mobilização para a campanha foi apresentada nesta terça-feira (17) em reunião na Secretaria da Saúde (SES) com a presença de representantes do setor público, entidades privadas e sociedade civil.

O secretário Francisco Paz salientou na oportunidade o declínio que as coberturas vacinais no país e Estado vem apresentando nos últimos anos. “Esse movimento de afastamento e desinteresse tem como fatores a não ocorrência recente de algumas doenças no Brasil assim como notícias falsas e campanhas mal informadas”, afirmou. “Mas, como ainda são doenças que circulam em outros países, essa baixa cobertura das vacinas nos deixam suscetíveis a reentrada desses vírus”, completou.

O sarampo, por exemplo, não era registrado no Brasil desde 2015. Neste ano, retornou causando mortes no Norte do país. No estado, já foram confirmados sete casos importados de pessoas com viagem à Europa e Amazonas. A pólio, também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, o último caso registrado no RS foi em 1983.

A vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola – teve cobertura de 90,5% da primeira dose (aos 12 meses de idade) em 2016 e 78% em 2017. A segunda dose – dada com a tetraviral (que inclui ainda a varicela) aos 15 meses de idade – registrou cobertura de 87% em 2016 e 58,7% ano passado. A vacina da pólio também apresentou cobertura abaixo de 90% nos últimos três anos: 89% em 2015, 84% em 2016 e 81% ano passado.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Encontro com prefeitos da região discute novas ações de planejamento estratégico do HSA

    Durante encontro realizado na quinta-feira, 23, a direção do Hospital Santo Ângelo deu continuidade as ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 maio, 2019

    Teto de servidores do Executivo sobe para R$ 35 mil no RS

    Parte dos 1,8 mil servidores do Poder Executivo que já recebiam teto salarial de R$ ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    UTI Neonatal, há 10 anos salvando vidas

    A UTI Neonatal do Hospital Santo Ângelo entrou em funcionamento no dia 1º de maio ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.