UTI Neonatal, há 10 anos salvando vidas

Sepé Tiaraju 23 maio, 2019 Fonte: HSA

A UTI Neonatal do Hospital Santo Ângelo entrou em funcionamento no dia 1º de maio de 2009 durante a gestão dos provedores Luiz Vilmar Denardin e Ataídes Reis Brum. Nestes 10 anos, a unidade atendeu 2.144 bebês. Para marcar o mês de aniversário será realizada uma atividade especial, no domingo, 26, na Praça do Brique. A promoção contará com a participação de profissionais do HSA e familiares de crianças prematuras atendidas na unidade.

Na oportunidade serão distribuídos doces e guloseimas, bolas personalizadas para as crianças, brinquedos do Sesc e distribuição de erva mate. Também haverá músicas infantis e animação com palhaço Leleco, interpretado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Marcelo Padilha, do Projeto Dr. Palhaço. Haverá, ainda, exposição de incubadora e tecnologias leves da UTI Neonatal.

TRAJETÓRIA

Durante esta trajetória várias vidas foram salvas. O médico responsável técnico pela UTI Neonatal, Guilherme Dutra Pinheiro, conta que os dez anos da unidade foi marcada por muitas vitórias. Um dos casos mais extremos que o médico lembra de bebê prematuro é o da pequena Maria Vithoria Pereira Soares que nasceu de 25 semanas (6,5 meses) com 468 gramas de peso e 30 cm de comprimento.

“O bebê ficou 114 dias internado na unidade. Foi uma história dramática. A mãe estava na terceira tentativa de ter um bebê e o casal já pensava em fazer inseminação artificial para realizar um sonho de família. Foram momentos de muito esforço e dedicação da nossa equipe. Felizmente tudo correu bem resultado da fé, do amor e do carinho.

O provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, por sua vez, salientou o trabalho importante desenvolvido pela UTI Neonatal. “As mais de 2.100 crianças atendidas em 10 anos refletem a dimensão deste serviço voltado para o atendimento de bebês prematuros. É uma década salvando vidas.”

EQUIPE

A enfermeira gestora do serviço, Aline Rebelato, explica que a UTI Neonatal tem 38 profissionais, sendo 7 médicos, 5 enfermeiros, 2 fisioterapeutas, 23 técnicos de enfermagem e 1 secretária. Além disso, a unidade conta com serviço de nutricionista, assistente social, psicóloga e de profissionais dos setores de sanificação, manutenção, entre outros.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Sessão Especial homenageará 60 anos do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista

    Foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 17, um requerimento que propõe homenagear ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    STJ acata recurso parcialmente e julgamento da Kiss vai para júri popular

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, acolheu nesta terça parcialmente ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Licenciamento Ambiental tem curso de extensão na URI

    Vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas, “Licenciamento Ambiental, Georreferenciamento e Recursos Hídricos” é o curso ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.