Urnas eletrônicas começam a ser transportadas para as seções neste sábado

Sepé Tiaraju 27 outubro, 2018 Fonte: A Tribuna

Neste sábado, 27, começa o transporte das urnas eletrônicas para as 271 seções da 45ª Zona Eleitoral, tudo em preparação para a eleição do segundo turno que acontece neste domingo, 28.  A chefe do Cartório Eleitoral, Marivani Gehm Gonçalves Medeiros, explica que todas as urnas serão distribuídas pela manhã em Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro e Vitória das Missões. Ao todo, na 45ª Zona Eleitoral, são 80.079 eleitores, sendo desse total 61.833 de Santo Ângelo.

Marivani conta que desde a semana passada começou a preparação, assim como os testes das urnas eletrônicas. As urnas por auditoria com a participação da Polícia Federal e Ministério Público.

Os mesários que atuaram no primeiro turno também já foram convocados para o segundo turno, conta a chefe do Cartório Eleitoral.

VOTAÇÃO

Para votar, o candidato deve apresentar o título de eleitor ou um documento oficial de identificação com foto. Apenas para justificar o voto é necessário o título de eleitor. Caso o eleitor não tenha o título deve procurar o Cartório Eleitoral para obtenção do número para poder justificar.

Na urna eletrônica, o primeiro passo são dois dígitos para governador e em seguida tecla confirma. Depois, dois dígitos para presidente e confirma.

A chefe do Cartório Eleitoral acredita que essa eleição terá mais celeridade porque ao invés de seis candidatos o eleitor vai votar apenas em dois.

BIOMETRIA

O cadastramento biométrico já foi feito em anos anteriores nos municípios de Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e Vitória das Missões. Apenas em Santo Ângelo o cadastramento biométrico não é obrigatório. “Mesmo as pessoas que não fizeram o cadastro biométrico votaram. Teve casos de pessoas que fizeram nova carteira de identidade ou a segunda via que tiveram que colocar a digital no equipamento. Tudo porque a Justiça Eleitoral fez convênio com o Instituto Geral de Perícia do Estado que garantiu que os dados biométricos pudessem ser acessados automaticamente. Esse eleitor, no entanto, deverá passar no Cartório Eleitoral para ver como está sua situação.”

QUEM NÃO VOTOU

De acordo com o Cartório Eleitoral, o eleitor mesmo que não tenha votado no primeiro turno, pode e deve votar no segundo turno. “Alguém que por algum motivo não votou devia fazer a justificativa na seção ou no Cartório Eleitoral. Em caso de viagem tem o prazo de 60 dias para apresentar justificativa perante o juiz eleitoral”, salienta Marivani Medeiros.

PRIMEIRO TURNO

A chefe do Cartório Eleitoral revela que no primeiro turno, em Santo Ângelo, três urnas apresentaram problema. Uma delas travou, foi desligada e acabou na funcionando. Ao fazer a substituição da urna foi retirado o flash card onde estão armazenados os votos e este foi colocado na nova urna. Em São Miguel das Missões também tivemos uma urna com defeito. Mas o problema foi resolvido rapidamente pois em todas as cidades foram levadas urnas de contingência para agilizar o processo em caso de algum problema nos equipamentos.”

RESULTADOS

A votação vai até as 17 horas. A chefe do Cartório Eleitoral, Marivani Gonçalves Medeiros, acredita que o resultado da 45ª Zona Eleitoral já estejam transmitidos até as 19 horas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Paulo Vieira de Souza é preso em nova fase da Lava Jato

    A 60ª fase da Lava Jato, deflagrada na manhã de hoje (19) pela Polícia Federal ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Governo busca apoio técnico do BNDES para desestatizar empresas

    Em agenda oficial no Rio de Janeiro nesta terça-feira (19), o governador Eduardo Leite se ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Áudios revelam conversa entre Bolsonaro e Bebianno

    A demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gustavo Bebianno pelo presidente Jair ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.