URI sedia seminários, exposição e palestras durante a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down

Hall do prédio 20 do campus já sediou exposição de tirinhas do artista mineiro Elitan David. Foto: AI/URI
bernardi 10 março, 2018 Fonte: AI/URI

A Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down será realizada em Santo Ângelo no período de 14 a 21 de março, integrando poder público municipal, instituições de ensino e de saúde. A URI Santo Ângelo, além de sediar três seminários do evento e promover uma Exposição, contribui com quatro palestrantes. Na tarde de quarta-feira, 7, o hall do prédio 20 do câmpus já sediou exposição de tirinhas do artista mineiro Elitan David, criador do personagem Dauzito, um menino com síndrome de down.

Na quarta-feira, 14, o auditório do prédio 13 sediará, a partir das 18h30, o seminário “O sistema nervoso central da pessoa com Síndrome de Down e o impacto nas aprendizagens. Áreas de interferências e a importância do estímulo correto para o aprendizado ideal”. A palestrante será a doutora Rosângela Binotto, professora da URI Frederico Westphalen, com experiência na área de Genética Humana e Médica. No domingo, 18, a URI estará presente no Brique da Praça participando da “Mateada Além do Olhar- vestindo a camiseta do movimento Down”, oportunidade em que será apresentado projeto dos cursos de Psicologia e Educação Física da URI Santo Ângelo.

Na segunda-feira, 19, a partir das 18h30, no auditório do prédio 13, o tema “Humanização e convivência em Sociedade – o convívio com a pessoa com SD e a contribuição para um mundo mais humano – os valores éticos que estão por trás dessas relações” terá como palestrante a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo, Carina Streda, pedagoga especialista em psicopedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Ufrgs.

Na sequência, o tema “A terapia assistida por animais: uma abordagem possível”, será tratado pela psicóloga da URI com formação em Equoterapia, Kamila Perim. Na mesma noite, haverá no local a Exposição “Além do Olhar”, com trabalhos produzidos pelos alunos da Escola da URI. Na terça-feira, 20, também às 18h30 e no auditório do prédio 13, o tema “Direitos da pessoa com síndrome de down – da infância à terceira idade e deveres da família”, terá como palestrante o Promotor de Justiça, doutor em Direito Público e professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, Júlio César Maggio Sturmer.

O Núcleo de Acessibilidade da URI participou do planejamento das atividades que acontecerão no campus.

Em sua dimensão técnica e pedagógica, o Núcleo de Acessibilidade objetiva minimizar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas, promovendo adequações, modificações e ajustes necessários para garantir que todos participem da vida acadêmica com igualdade de condições. O Núcleo presta assistência às necessidades dos alunos e providencia os recursos necessários para aprendizagem e para a inclusão desses no meio acadêmico.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 janeiro, 2019

    Lideranças mobilizadas para que seja mantida a 14ª CRE em Santo Ângelo

    Diversas lideranças participaram de reunião, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, nesta quarta-feira, 16, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 janeiro, 2019

    Mesa Diretora da Câmara de Vereadores mobiliza comunidade para manter CRE em Santo Ângelo

    Diante da nota emitida pela Secretaria da Educação (SEDUC) do Estado do Rio Grande do ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 3 janeiro, 2019

    Santo-angelense Faisal Karam assume Secretaria Estadual de Educação

    O novo secretário da Educação, o santo-angelense Faisal Karam, foi apresentado aos servidores oficialmente na ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.