URI sedia seminários, exposição e palestras durante a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down

Hall do prédio 20 do campus já sediou exposição de tirinhas do artista mineiro Elitan David. Foto: AI/URI
bernardi 10 março, 2018 Fonte: AI/URI

A Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down será realizada em Santo Ângelo no período de 14 a 21 de março, integrando poder público municipal, instituições de ensino e de saúde. A URI Santo Ângelo, além de sediar três seminários do evento e promover uma Exposição, contribui com quatro palestrantes. Na tarde de quarta-feira, 7, o hall do prédio 20 do câmpus já sediou exposição de tirinhas do artista mineiro Elitan David, criador do personagem Dauzito, um menino com síndrome de down.

Na quarta-feira, 14, o auditório do prédio 13 sediará, a partir das 18h30, o seminário “O sistema nervoso central da pessoa com Síndrome de Down e o impacto nas aprendizagens. Áreas de interferências e a importância do estímulo correto para o aprendizado ideal”. A palestrante será a doutora Rosângela Binotto, professora da URI Frederico Westphalen, com experiência na área de Genética Humana e Médica. No domingo, 18, a URI estará presente no Brique da Praça participando da “Mateada Além do Olhar- vestindo a camiseta do movimento Down”, oportunidade em que será apresentado projeto dos cursos de Psicologia e Educação Física da URI Santo Ângelo.

Na segunda-feira, 19, a partir das 18h30, no auditório do prédio 13, o tema “Humanização e convivência em Sociedade – o convívio com a pessoa com SD e a contribuição para um mundo mais humano – os valores éticos que estão por trás dessas relações” terá como palestrante a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo, Carina Streda, pedagoga especialista em psicopedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Ufrgs.

Na sequência, o tema “A terapia assistida por animais: uma abordagem possível”, será tratado pela psicóloga da URI com formação em Equoterapia, Kamila Perim. Na mesma noite, haverá no local a Exposição “Além do Olhar”, com trabalhos produzidos pelos alunos da Escola da URI. Na terça-feira, 20, também às 18h30 e no auditório do prédio 13, o tema “Direitos da pessoa com síndrome de down – da infância à terceira idade e deveres da família”, terá como palestrante o Promotor de Justiça, doutor em Direito Público e professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, Júlio César Maggio Sturmer.

O Núcleo de Acessibilidade da URI participou do planejamento das atividades que acontecerão no campus.

Em sua dimensão técnica e pedagógica, o Núcleo de Acessibilidade objetiva minimizar as barreiras arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas, promovendo adequações, modificações e ajustes necessários para garantir que todos participem da vida acadêmica com igualdade de condições. O Núcleo presta assistência às necessidades dos alunos e providencia os recursos necessários para aprendizagem e para a inclusão desses no meio acadêmico.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 outubro, 2018

    Aplicação do Enem terá quatro horários diferentes

    O Ministério da Educação (MEC) alerta os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 18 outubro, 2018

    Colégio Tiradentes de Santo Ângelo está com inscrições abertas

    O Colégio Tiradentes de Santo Ângelo está com as inscrições abertas para alunos do primeiro ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 outubro, 2018

    Equipe URI-BAJA participou da competição Baja SAE Brasil

    Entre os dias 12 e 14 de outubro, ocorreu a Etapa Sul da competição Baja ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.