URI Santo Ângelo aprova projeto no Ministério da Saúde e seus cursos são referência em educação

Sepé Tiaraju 13 novembro, 2018 Fonte: URI

A URI Santo Ângelo, por meio de seus cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Psicologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aprovou importante projeto no Ministério da Saúde. Concorrendo com universidades do país inteiro, a URI destacou-se ao obter a aprovação, tendo superado universidades federais tradicionais do estado.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde Interprofissional (PET-Interprofissionalidade) é coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde.

O PET Saúde tem como objetivo a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. A perspectiva é a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e também de pesquisa nas instituições de ensino.

Neste ano o edital do PET trouxe como objetivo geral a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino, de modo a promover a Educação Interprofissional (EIP) e as Práticas Colaborativas em Saúde. As áreas apontadas como prioridade pelos elaboradores do projeto foram os cuidados paliativos, as práticas integrativas e complementares (PICS), a promoção da saúde e a saúde do trabalhador do SUS.

O projeto consiste na inserção de alunos no serviço público de saúde com a intenção de um aprimoramento no processo de ensino-pesquisa e aprendizagem no intuito de qualificar o serviço de saúde. Serão custeadas bolsas para acadêmicos divididos pelos cursos de enfermagem, educação física, farmácia e psicologia.

Os acadêmicos serão orientados pelos professores chamados tutores, e também terão a supervisão local dos profissionais do serviço, os preceptores: enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, médicos e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde.

O processo de seleção dos bolsistas está sendo realizado entre os dias 7 e 12 de novembro. As atividades do trabalho começarão ainda em dezembro.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Municípios gaúchos aumentam oferta de vagas na Educação Infantil, aponta relatório do TCE-RS

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou a nova edição da Radiografia da Educação ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    URI inscreve para 3 cursos de Pós-graduação: Segurança do Trabalho, Georreferenciamento e Saneamento Ambiental

    A URI Santo Ângelo deverá oferecer, em 2019, três cursos em nível de Pós-graduação: Engenharia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 4 dezembro, 2018

    CNE aprova nova base nacional curricular para o ensino médio

    O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou hoje (4) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.