URI apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Sepé Tiaraju 19 novembro, 2018 Fonte: URI

Estudantes e professores das áreas de Física, Engenharias Mecânica, Química e Civil da URI Santo Ângelo participaram, de 4 a 8 de novembro, do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, realizado em Foz do Iguaçu, PR. O grupo apresentou os resultados de suas pesquisas, publicando ao todo 15 trabalhos, entre pôsteres e seções orais.

O professor João Krause apresentou “Estudo teórico-experimental sobre as propriedades semi-metálicas de ligas Heusler Co2MnSn e Co2MnAl com impurezas para possíveis aplicações em Spintrônica” e “Estudos das propriedades HMF em ligas Co2Mn1-xTMxSn (TM=Ti, Mn e Al) através de cálculos de estrutura eletrônica”.

O professor Flávio Kieckow apresentou os trabalhos “Influência da temperatura de extrusão e da direção do raster sobre a resistência mecânica do polímero ABS no processo de manufatura aditiva” e “Análise da espessura de película protetora no ferro fundido cinzento obtida a partir do processo de oxipolimerização de óleos vegetais”

A professora Juliane Froncheti de Moura apresentou “Análise do processo de aplicação de óleos vegetais em ferro fundido cinzento para obtenção de película protetora pelo processo de oxipolimerização” e “Avaliação da utilização da zeólita natural como material filtrante no tratamento de um efluente de uma indústria de plásticos”.

A professora Patrícia Siqueira Alves apresentou, em seção oral, o trabalho “Material compósito reforçado com fibra de bagaço de cana-de-açúcar” e em pôster “Utilização de polímero natural para formação de grânulos de cinza de casca de arroz para agricultura”.

O aluno Guilherme Carlan (Eng. Mecânica) apresentou os trabalhos “Rota otimizada de esferoidização no aço SAE 52100” e “Desenvolvimento de um protótipo para granular cinza de casca de arroz”

A aluna Laura Alpe Coppetti (Eng. Civil) apresentou, em seção oral, “Utilização de areia de fundição e cinza de casca de arroz em pavers de concreto” e em pôster “Reaproveitamento de areia descartada de fundição (ADF) na fabricação de blocos cerâmicos”

A aluna Dinalva Schein (Eng. Química), apresentou o trabalho intitulado “Avaliação da eficiência na recuperação de metais de valor agregado utilizando ácidos orgânicos”, em sessão pôster.

A engenheira civil Sabiana Gilsane Mühlen dos Santos apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento e análise do funcionamento de grupo motor-gerador utilizando motor de automóvel” em sessão pôster.

A engenheira civil Alenara Freiberger apresentou seu artigo “Estudo da corrosão de armaduras em concreto armado através do método acelerado CAIM”, em sessão pôster.

O CBECIMat é um evento bianual que reúne pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais desde 1974. O evento conta com o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

Todas as áreas relacionadas à Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais se fizeram presentes no CBECIMat e trouxeram contribuições sobre Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação na área de materiais, em nível acadêmico e industrial.

O congresso teve cerca de 1.600 inscritos e mais de 1500 trabalhos entre pôsteres e plenárias, onde foram apresentados trabalhos nas cinco áreas principais: Materiais cerâmicos, Materiais compósitos, Materiais metálicos, Materiais poliméricos e Ensino de materiais.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Municípios gaúchos aumentam oferta de vagas na Educação Infantil, aponta relatório do TCE-RS

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou a nova edição da Radiografia da Educação ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    URI inscreve para 3 cursos de Pós-graduação: Segurança do Trabalho, Georreferenciamento e Saneamento Ambiental

    A URI Santo Ângelo deverá oferecer, em 2019, três cursos em nível de Pós-graduação: Engenharia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 4 dezembro, 2018

    CNE aprova nova base nacional curricular para o ensino médio

    O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou hoje (4) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.