URI apresenta pesquisas no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Sepé Tiaraju 19 novembro, 2018 Fonte: URI

Estudantes e professores das áreas de Física, Engenharias Mecânica, Química e Civil da URI Santo Ângelo participaram, de 4 a 8 de novembro, do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, realizado em Foz do Iguaçu, PR. O grupo apresentou os resultados de suas pesquisas, publicando ao todo 15 trabalhos, entre pôsteres e seções orais.

O professor João Krause apresentou “Estudo teórico-experimental sobre as propriedades semi-metálicas de ligas Heusler Co2MnSn e Co2MnAl com impurezas para possíveis aplicações em Spintrônica” e “Estudos das propriedades HMF em ligas Co2Mn1-xTMxSn (TM=Ti, Mn e Al) através de cálculos de estrutura eletrônica”.

O professor Flávio Kieckow apresentou os trabalhos “Influência da temperatura de extrusão e da direção do raster sobre a resistência mecânica do polímero ABS no processo de manufatura aditiva” e “Análise da espessura de película protetora no ferro fundido cinzento obtida a partir do processo de oxipolimerização de óleos vegetais”

A professora Juliane Froncheti de Moura apresentou “Análise do processo de aplicação de óleos vegetais em ferro fundido cinzento para obtenção de película protetora pelo processo de oxipolimerização” e “Avaliação da utilização da zeólita natural como material filtrante no tratamento de um efluente de uma indústria de plásticos”.

A professora Patrícia Siqueira Alves apresentou, em seção oral, o trabalho “Material compósito reforçado com fibra de bagaço de cana-de-açúcar” e em pôster “Utilização de polímero natural para formação de grânulos de cinza de casca de arroz para agricultura”.

O aluno Guilherme Carlan (Eng. Mecânica) apresentou os trabalhos “Rota otimizada de esferoidização no aço SAE 52100” e “Desenvolvimento de um protótipo para granular cinza de casca de arroz”

A aluna Laura Alpe Coppetti (Eng. Civil) apresentou, em seção oral, “Utilização de areia de fundição e cinza de casca de arroz em pavers de concreto” e em pôster “Reaproveitamento de areia descartada de fundição (ADF) na fabricação de blocos cerâmicos”

A aluna Dinalva Schein (Eng. Química), apresentou o trabalho intitulado “Avaliação da eficiência na recuperação de metais de valor agregado utilizando ácidos orgânicos”, em sessão pôster.

A engenheira civil Sabiana Gilsane Mühlen dos Santos apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento e análise do funcionamento de grupo motor-gerador utilizando motor de automóvel” em sessão pôster.

A engenheira civil Alenara Freiberger apresentou seu artigo “Estudo da corrosão de armaduras em concreto armado através do método acelerado CAIM”, em sessão pôster.

O CBECIMat é um evento bianual que reúne pesquisadores e instituições que atuam na área de Ciência e Engenharia de Materiais desde 1974. O evento conta com o apoio das três entidades que congregam os principais segmentos da comunidade envolvida: a Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

Todas as áreas relacionadas à Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais se fizeram presentes no CBECIMat e trouxeram contribuições sobre Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação na área de materiais, em nível acadêmico e industrial.

O congresso teve cerca de 1.600 inscritos e mais de 1500 trabalhos entre pôsteres e plenárias, onde foram apresentados trabalhos nas cinco áreas principais: Materiais cerâmicos, Materiais compósitos, Materiais metálicos, Materiais poliméricos e Ensino de materiais.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 abril, 2019

    Estudantes de Farmácia da URI orientam integrantes do “Maturidade Ativa do Sesc”

    Estudantes do Curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, na disciplina Estágio Farmacêutico IV, realizaram, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 abril, 2019

    CMM debate violência doméstica na rede municipal de ensino

    Com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência contra a mulher no país, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 abril, 2019

    Brigada Militar e alunos celebram a Páscoa em escolas municipais

    Alunos Soldados do Polo de Ensino Missões realizaram uma ação social em duas escolas municipais ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.