União de esforços marca mutirão de limpeza do Rio Uruguai

Sepé Tiaraju 9 novembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Pescadores profissionais de Porto Vera Cruz uniram-se para a realização de um mutirão de limpeza do Rio Uruguai, fonte de renda e de lazer para muitas famílias do Noroeste gaúcho, nesta sexta-feira (09/11). A mobilização contou também com o apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Porto Vera Cruz, através das Secretarias da Agricultura e de Obras.

A proposta central do mutirão, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto José Bárbaro, é melhorar a qualidade de vida e a saúde das famílias de pescadores envolvidas, a partir de ações individuais e coletivas que cuidam e preservam o Rio Uruguai. A ação ocorre anualmente, com o objetivo principal de promover a conscientização das pessoas em relação à destinação correta do lixo, diminuindo o lançamento de resíduos prejudiciais no rio. “Queremos resgatar a importância de preservar o ambiente”, comenta o extensionista.

Garrafas de refrigerante, vidros, embalagens plásticas e de agrotóxicos foram alguns dos objetos coletados, que foram recolhidos por um caminhão da Secretaria Municipal de Obras. “Embora a quantidade de lixo recolhido ainda seja significativa, observou-se uma grande diminuição em relação aos anos anteriores. Diante disso, cabe a continuidade de ações educativas e de conscientização para que estas sejam incorporadas na rotina das famílias da comunidade”, comenta Bárbaro.

A limpeza foi realizada em uma extensão de 18 quilômetros, às margens do rio, iniciando na ponta da ilha, em Barra do Bugre, até o balneário Chico Alferes.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 maio, 2019

    Defensoria Pública completa 25 anos no RS

    Defensoria Pública completa, no dia 19 de maio, 25 anos de atuação no Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 18 maio, 2019

    Cuidados com pequenos animais são debatidos em Audiência Pública

    Com o objetivo de mapear 10 macro-oportunidades de cada região do Estado, foi realizado na noite ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 18 maio, 2019

    HSA realizou cerca de 300 atendimentos na área de oncologia em dois meses

    A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) realizou cerca de 300 atendimentos com 186 ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.