“Uma Noite no Museu” fará homenagem à Neiva Carrera Machado

Foto: Fernando Gomes
Sepé Tiaraju 12 março, 2019 Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

As secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, realizará na próxima quinta-feira, 14, a terceira edição “De uma Noite do Museu”. O evento será no Museu Dr. José Olavo Machado, às 19h30min, com entrada gratuita. Esta edição vai homenagear a primeira mulher a se tornar vereadora em Santo Ângelo, Neiva Carrera Machado.
A primeira edição do evento, realizada em 2017, trouxe ao museu atores que contaram a história das reduções jesuíticas por meio da representação de índios, padres e colonizadores. O esquete sobre Willy Gatz abrilhantou a segunda edição contando a história do revolucionário doutor alemão naturalizado brasileiro que dedicou cerca de 60 anos da sua vida para cuidar da população santo-angelense.
Neste ano, a CIA Teatral Vida em Arte, irá apresentar a história da primeira mulher a ser empossada vereadora no município. Neiva Machado foi eleita em 1º de novembro de 1951 e recebeu sua posse em 31 de dezembro do mesmo ano. Os vereadores daquele mandato elegeram Neiva para presidir o Legislativo, ela ficou no cargo até 1955.

De acordo a secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, a escolha do tema deste ano surgiu da percepção de que a história das mulheres não são retratadas e valorizadas na memória com a importância que deveriam receber. “Em 2018 começamos a pensar na Exposição da Semana da Mulher e vimos à importância de abordar a participação da mulher na política. Assim chegamos ao nome da Neiva, na década de 50 ela quebrou tabus, sendo a primeira vereadora da cidade. Se hoje as mulheres ainda sofrem com o machismo na política, imagina o que ela passou em 1951 quando assumiu a presidência do Legislativo. Sem dúvidas é um grande exemplo para todas nós”, explicou.
EXPOSIÇÃO
Além do esquete, estará acontecendo no museu também a exposição “Mulheres de Santo Ângelo e seus Afazeres”, uma homenagem as mulheres que fizeram e fazem a história da cidade ao longo de 146 anos. A terceira edição “De uma Noite no Museu” terá recepção musical com o saxofonista Meneses Silas, intervenções circenses com a Cia Burzum e apresentação musical de Victor Fontana Elm.
As escolas que desejam participar devem agendar sua participação com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone 3313-6321.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 23 maio, 2019

    ZISSAN agenda a 2ª Feira de Rua de Santo Ângelo

    Agendada para o dia 8 de junho, a 2ª Feira de Rua de Santo Ângelo, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Brigada Militar evita incêndio de grandes proporções em Capão do Cipó

    Na segunda-feira (20), por volta das 18h10min, um policial  militar do 5° Regimento de Polícia ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Segunda etapa da privatização da CEEE, CRM e Sulgás exigirá mais do governo

    Como previsto, as articulações em torno dos projetos de privatização da Companhia Estadual de Energia ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.