Trote solidário da Medicina Veterinária FASA atende cães

Sepé Tiaraju 25 maio, 2019 Fonte: FASA

O controle populacional de cães nas ruas é uma questão de saúde pública e envolve o trabalho de médicos veterinários. Tendo em vista a responsabilidade social e a atuação futura, os acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Santo Ângelo (FASA) decidiram fazer o trote solidário junto ao Lar de Passagem Amor Animal. O canil fica em Entre-Ijuís e, a partir de licitação realizada pela Prefeitura de Santo Ângelo, passou a receber neste mês os cães retirados das ruas da cidade.

As turmas da FASA participaram do processo de recebimento e adaptação de mais de 200 animais, neste sábado (18). Sob orientação das professoras da Faculdade e médicas veterinárias Ms. Ana Paula Huttra Kleemann, coordenadora do curso; e Ms. Cristiane Teichmann; e com a colaboração da médica veterinária Cristiane Mitri, da Clínica Bicho Bom; mais de 50 acadêmicos conheceram na prática algumas rotinas clínicas para animais de companhia. Foram realizados raspados de pele (para diagnóstico de Sarna), aplicação de medicamento antipulgas, exame clínico em recém-nascido, exame clínico em fêmeas prenhes, dentre outros.

De acordo com Ana Paula, essa é uma forma de colaborar com o bem-estar dos animais que estão sendo alocados em um novo lar. Além disso, a atividade ressalta um dos valores da FASA que é o comprometimento com a comunidade local e regional. “Foi uma oportunidade de trabalharmos o engajamento social de nossos estudantes e construir conhecimento sobre posse responsável e saúde pública, a partir do contato com a realidade a que esses animais ficam expostos. Em ambientes como o Lar, os animais precisam de cuidados nutricionais, clínicos e até mesmo cirúrgicos”, detalha a coordenadora.

Também acompanharam a atividade, os professores integrantes da Assessoria Pedagógica da FASA Dr. Maicon Rossetto e Dra. Vanusa Casarin. Além dos procedimentos clínicos, os estudantes realizaram doação de ração, arrecadada nas semanas anteriores junto à comunidade acadêmica da Faculdade.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Período de matrículas da FASA segue até o dia 24

    A Faculdade Santo Ângelo (FASA) está com o período de matrículas aberto nesta semana. Aprovados ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 17 junho, 2019

    URI e Rotary Cruz de Lorena mobilizam para a campanha “Hepatite Zero”

    A URI Santo Ângelo e o Rotary Clube Cruz de Lorena promovem, dia 24 de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 5 junho, 2019

    Cursos da área de Computação da URI promovem o 28º SITIS

    Divulgar a produção científica regional na área de computação, proporcionando um ambiente para a troca ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.