TREVISAN DIZ QUE POPULAÇÃO TEM QUE AJUDAR NO COMBATE AOS FOCOS DA DENGUE

NULL
Lucas de Campos 15 abril, 2015 Fonte:

O diretor municipal de Saúde, Rodrigo Trevisan em entrevista hoje no programa Aldeia Global falou sobre as dificuldades das ações dos agentes de combate à dengue em propriedades particulares que permanecem fechadas. Disse que se a pessoa não permitir o agente a entrar no terreno estará se prejudicando e até mesmo os vizinhos. “Contamos com a boa vontade das pessoas. E quem souber de terrenos baldios façam as denúncias. Teve casos que acionamos o Ministério Público em relação a donos de propriedades que não permitiam o trabalho dos agentes”, contou.

Também salientou a importância do trabalho de prevenção e os cuidados que cada pessoa deve ter com sua propriedade. “A dengue é uma questão de saúde pública e responsabilidade de todos. Quem não cuida da sua propriedade deixando acumular lixos e criadouros do mosquitos Aedes aegypti coloca não em risco à sua saúde como dos moradores aos arredores. O mosquito tem hábito diurno e voa baixo”, disse.

Ele explicou que um trabalho educativo vem sendo desenvolvido nas escolas municipais e atividades educativas nas comunidades concientizando sobre esse problema.

“A dengue clássica da dengue tem sinotomas característicos como febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, manchas na pele, dor no corpo, naúseas e problemas nas articulações. As pessoas não devem tomar medicamentos por conta. Precisa procurar o médico, pois medicamento errado pode agravar a situação e pode ser fatal, podendo causar até mesmo uma dengue hemorrágica. Existem vários medicamentos como a aspirina que possuem o componente do ácido acetilsalicílico”, explicou.

REPELENTES NATURAIS

Rodrigo Trevisan, que é farmacêutico, também falou que existem repelentes naturais como a citronela que podem ser utilizados para evitar a picadas de pernilongos. Também comentou que há pessoas que usam cravo-da-india com álcool como repelente de mosquito.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.