Testes de HIV serão realizados no Posto da 22 de Março neste sábado

A psicóloga Francesca Gunsche e a coordenadora do programa IST, Tassiana Faganello (Foto: Cristiano Devicari)
Sepé Tiaraju 1 dezembro, 2018 Fonte: Rádio Sepé

“Prevenir ainda é o melhor remédio. Use camisinha”. Esse é o slogan do programa IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que estará realizando, neste sábado, 1º de dezembro, uma atividade especial para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Durante a manhã, das 8 às 12 horas, equipes farão, no Posto 22 de Março, testagem rápida gratuita para detecção do vírus HIV. A coordenadora do programa IST, Tassiana Faganello, e a psicóloga Francesca Gunsch, falaram sobre a atividade durante o programa Aldeia Global, na Rádio Sepé Tiaraju.

De acordo com Tassiana, as pessoas interessadas poderão ir no Posto da 22 de Março para fazer o teste. “O resultado é obtido em 15 minutos. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para fazer o tratamento oferecido pela Secretaria  Municipal de Saúde, através do programa Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

Já no domingo, 2, equipes do programa IST estarão fazendo a distribuição de folder educativos sobre o assinto no Brique da Praça.

REGIÃO

De acordo com Tassiana, o programa tem 800 pessoas ativas cadastradas no IST Aids, que estão fazendo o uso da medicação e mais 200 inativas que descobriram ter o vírus no sangue, mas que não aderiram ao tratamento. Esse número corresponde a pessoas infectadas com o vírus não apenas de Santo Ângelo, mas de municípios da região que são atendidos pelo programa IST Aids.

A psicóloga explica que os inativos são pessoas que não aceitam a doença e acabam não fazendo o tratamento para o controle do vírus. “Essas pessoas se colocam em risco porque a queda da imunidade pode acarretar problemas graves e estão sujeitas a infecções. Embora a aids seja uma doença crônica há tratamento e a pessoa pode ter uma boa qualidade de vida, fazendo o tratamento com a medicação.”

SERVIÇO

O programa IST Aids funcionada de segunda a sexta-feira, no Posto da 22 de Março, das 7 às 13 horas. Já os testes gratuito de HIV e de sífilis são feitos de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 22 abril, 2019

    Vídeo com críticas a militares no canal de Bolsonaro reacende tensão no Planalto

    Um vídeo postado no sábado, 20, no Canal de Bolsonaro e nas redes de Carlos ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Quase 50% das chefias de segundo escalão ainda não foram nomeadas pelo governo Leite

    Passados os primeiros 100 dias de gestão, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou pouco mais ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Autoexame da mama não substitui exame clínico, diz Ministério da Saúde

    Não só a cantora Anitta, mas boa parte das mulheres brasileiras não sabe que o ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.