Tampinha Legal promove autonomia e preservação ambiental

Sepé Tiaraju 8 junho, 2019 Fonte: A Tribuna

Viabilizar a destinação correta dos resíduos plásticos e promover ações sociais voltadas aos lares de idosos do município. Esses são os objetivos do projeto Tampinha Legal, um projeto promovido pelo Lions Clube Universitário em todo o Estado.

A vice-presidente do Lions Clube Santo Ângelo Universitário, Rosicler Marcondes Moreira, explica que a ideia é evitar que o plástico seja colocado no meio ambiente. Ela lembra que esse material leva mais de 450 anos para ser degradado. “Em Santo Ângelo temos mais de 30 pontos de coletas em escolas, restaurantes e outros estabelecimentos, assim como em outras cidades como Entre-Ijuís e São Miguel das Missões. Contamos com vários parceiros neste projeto.”

Rosicler conta, ainda, que o “Tampinha Legal” já recolheu mais de 550 quilos de tampas plásticas de garrafas pets, alvejantes, potes de margarinas, creme dental, detergentes, amaciantes, vinagre, adoçante, acetona, cosmético, perfume, xampu, entre outros. “O material recolhido é enviado a Porto Alegre fica a sede do projeto. Esse material é comercializado e com os recursos adquirimos alimentos, material de limpeza e fraldas para os lares depara empresa de reciclagem em Porto Alegre. Os recursos obtidos são repassados para o Retiro de Idosos Universina Carrera Machado, o Lar Isabel Oliveira Rodrigues e o Lar da Velhice Suzana Wesley.”

RETIRO DE IDOSOS

A assistente social do Retiro Universina Carrera Machado, Venati Izabel de Oliveira, destaca a importância do projeto implementado pelo Lions Clube Santo Ângelo Universitário. “As tampinhas são selecionadas pela cor. Desde que começamos essa parceria percebemos uma mudança importante aqui no retiro. A atividade possibilita a integração e autonomia de nossos idosos. Tem que ver a alegria e satisfação deles em poder ajudar na seleção deste material. A participação é voluntária.”

O Retiro Universina Carrera Machado tem 26 idosos, sendo 10 homens e 16 mulheres. No local são servidos café, almoço, lanche, janta e ceia. No local são desenvolvidas atividades recreativas com a participação do Sesc, escolas, clubes de serviços e igrejas de diferentes congregações religiosas.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 26 junho, 2019

    Câmara de Turismo do Paraguai visita às Missões

    Uma equipe técnica da Câmara Municipal de Turismo do Paraguai está passando por vários municípios, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 junho, 2019

    Morre o professor Luiz Trevisan

    Morreu, na noite desta terça-feira, 25, o professor Luiz Trevisan que iniciou sua carreira no ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 junho, 2019

    Clube dos Desbravadores da IASD recebe homenagem do Poder Legislativo

    Requerida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello (DEM), uma Sessão Especial realizada na ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.