Suinocultores do RS e SC estão na França para receber certificado de zona livre de peste suína clássica sem vacinação

NULL
Lucas de Campos 28 maio, 2015 Fonte:
 
Suinocultores do RS e SC estão na França para receber certificado de zona livre de peste suína clássica sem vacinação. Documento pode estimular exportação da carne suína brasileira
 

O Rio Grande do Sul, juntamente com o estado de Santa Catarina, receberão na quinta-feira (28), na cidade de Paris, o certificado de área livre de Peste Suína Clássica (PSC) pela Organização Mundial de Saúde Animal. É a primeira vez que a OIE vai reconhecer zonas e países livres da doença.

Uma comitiva de autoridades e representantes de entidades gaúchas estão acompanhando a  83ª Assembleia de Delegados  da  OIC , que teve início no dia 24 de maio na capital francesa. Entre a comitiva está o presidente a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador que mostrou as vantagens do estado receber a certificação.

\”Nós demonstramos para o mercado que a cadeia produtiva da suinocultura veio fazendo seu dever de casa, trabalhando essas questões sanitárias com muita seriedade, para conquistarmos um status como este. E isso também significa uma barreira a menos nas negociações com o mercado internacional\”, afirma Folador.

No entanto, o presidente ressalta que os resultados comerciais com o certificado só devem ser sentidos no médio e longo prazo, mas \”já é um passo importante para os estados\”.

Atualmente o Rio Grande do Sul é responsável por 25% do volume de exportações do Brasil.

 

Fonte: Notícias Agrícolas.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.