STF libera venda de subsidiárias de estatais sem aval do legislativo

Sepé Tiaraju 7 junho, 2019 Fonte: Correio do Povo

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, por maioria, liberar a venda do controle acionário de subsidiárias de empresas públicas e sociedades de economia mista, sem que para isso seja preciso aval legislativo ou processo de licitação. A decisão abre caminho para que companhias como Petrobras e Eletrobras, por exemplo, possam vender suas controladas.

Por unanimidade, contudo, o plenário decidiu que a dispensa de aval legislativo e de licitação somente se aplica às subsidiárias, não valendo para empresas matrizes, que continuam precisando de autorização do Congresso para serem privatizadas.

Nesta quinta-feira, o plenário derrubou em parte decisão liminar (provisória) do ministro Ricardo Lewandowski, relator de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) sobre o assunto, que em junho do ano passado havia suspendido a venda do controle acionário de empresas públicas, sociedades de economia mista ou de suas subsidiárias ou controladas caso não houvesse prévia autorização legislativa.

A maioria dos ministros entendeu que a jurisprudência do Supremo já dispensou a necessidade de aprovação de lei específica para autorizar a criação ou compra de cada uma das subsidiárias ou controladas, sendo preciso somente que a lei que criou a própria estatal matriz permita que ela tenha subsidiárias no geral. Dessa maneira, por paralelismo, também a venda do controle acionário de cada uma dessas subsidiárias não precisa de aval legislativo, decidiu a maioria.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 26 junho, 2019

    Por 3 votos a 2, Segunda Turma do STF nega liberdade a Lula

    Por 3 votos a 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 26 junho, 2019

    TRF multa WhatsApp e Facebook por descumprimento de decisões judiciais

    O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4) multou o Facebook e o WhatsApp em R$ ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 26 junho, 2019

    Greenwald reitera autenticidade de material divulgado por site

    Em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o jornalista ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.