Sistema de Videomonitoramento deve voltar a funcionar ainda nesta semana

Informação é do comandante do 7º RPMon, tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada
Lucas de Campos 15 janeiro, 2018 Fonte:

Nesta segunda-feira, 15, o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (7º RPMon), tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada confirmou que o Sistema de Videomonitoramento de Santo Ângelo não está funcionando. A informação foi validada em entrevista concedida ao comunicador Hogue Dorneles, durante o Programa Aldeia Global da Rádio Sepé – AM 540.

Segundo o tenente-coronel Jornada, o sistema não está em funcionamento há “algumas semanas” por danos que ocorreram nos cabos de fibra óptica (esses cabos transmitem as imagens captadas pelas câmeras para a Central de Operação que está instalada na Brigada Militar). Jornada explicou que estes problemas foram causados pelas diversas intempéries registradas no município e também por veículos com altura elevada, que podem ter encostado na rede danificando os cabos de fibra óptica.

Para voltar ao pleno funcionamento esses cabos dependem de recuperação. Jornada confirmou ainda que o conserto e a manutenção do Sistema de Videomonitoramento são de responsabilidade da Prefeitura de Santo Ângelo. “A Brigada Militar é responsável por monitorars as imagens captadas na zona urbana e, através, de um convênio estabelecido desde a implantação do sistema, a responsabilidade de manutenção é do município”, ressaltou.

Jornada disse que a expectativa é que o Sistema de Videomonitoramento esteja, novamente, em funcionamento ainda nesta semana. O tenente-coronel afirmou que existe um contato permanente da Brigada Militar com o município para atualizar o público a respeito da necessidade de que esse conserto seja feito o mais breve possível.

Além disso, o comandante do 7º RPMon ressaltou que a Brigada Militar está apresentando alguns resultados que dizem respeito a uma diminuição significativa das ocorrências no município e que o sistema de videomonitoramento auxilia na prevenção e elucidação de crimes. “O sistema de videomonitoramento é uma das tecnologias agregadas à ação da Brigada Militar, Polícia Civil e do Departamento de Trânsito. No caso da Brigada Militar é utilizado na prevenção de delitos e se por ventura ocorrerem o sistema é capaz de gerar provas para efetuar as prisões em flagrante”, afirmou acrescentando que para a Polícia Civil o sistema é coadjuvante na elucidação de crimes e para que as pessoas possam ser responsabilizadas por tais atos, através de processos judiciais, realizados pela Promotoria Pública e Poder Judiciário.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.