Senadores aprovam regras de repasse de recursos sem intermediação

Sepé Tiaraju 10 abril, 2019 Fonte: Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (9) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite o repasse de verbas de emendas parlamentares individuais direto para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para o Fundo de Participação dos Estados (FPE), a depender da destinação. Atualmente, o município ou estado precisa fazer convênios com bancos, geralmente a Caixa Econômica Federal (CEF), para executar os projetos. Esse procedimento prolonga o prazo de execução e entrega de uma obra.

A votação foi realizada em primeiro e segundo turnos, consecutivos. Assim como foi feito em sessão na semana passada, os senadores decidiram pela quebra de interstício e os dois turnos de votação ocorreram na mesma sessão. Em primeiro turno, a PEC foi aprovada por 62 a 4. Em segundo turno, 62 senadores votaram a favor e 3 contra. Agora, o projeto vai para a Câmara dos Deputados.

A medida poderá beneficiar diretamente os gestores municipais, caso seja aprovada também na Câmara. A votação e aprovação da proposta se deram ao mesmo tempo em que milhares de prefeitos estão em Brasília, por ocasião da 22ª Marcha dos Prefeitos.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou, ao final da votação, que pedirá ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para colocar o tema na pauta de votação ainda amanhã.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Bolsonaro: com reforma, quem ganha menos pagará menos

    O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem hoje (19), em sua conta do Twitter, sobre a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Autoexame da mama não substitui exame clínico, diz Ministério da Saúde

    Não só a cantora Anitta, mas boa parte das mulheres brasileiras não sabe que o ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 abril, 2019

    Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado de R$ 60 milhões

    A Mega-Sena sorteia neste sábado (20) um prêmio acumulado, cuja a estimativa da Caixa pode ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.