Semeadura do milho chega aos 50% da área prevista no Rio Grande do Sul

Sepé Tiaraju 16 outubro, 2018 Fonte:

As lavouras de milho apresentam bom desenvolvimento e a germinação das sementes está acelerada, beneficiada pela manutenção das temperaturas mais elevadas. De acordo com o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, as chuvas fortes e a ocorrência de granizo no início de outubro não provocaram danos significativos para a cultura. Comparada com a média dos últimos anos, a implantação das lavouras de milho está atrasada em algumas áreas específicas e localizadas e se aproxima dos 50% previstos para esta safra, que é de 738.074 hectares, 5,53% acima da safra passada, que foi de 699.385 hectares.

As lavouras de trigo começam a entrar de forma acelerada na fase de maturação, sendo que 1% da área cultivada nesta safra já foi colhida, em especial nas regiões de Santa Rosa e Frederico Westphalen, com produtividades que variam entre 2,8 mil a 3 mil quilos por hectare, com boa qualidade.

A canola está nas fases de enchimento de grãos, maturação e colheita, que aumenta sua abrangência no Norte do RS, pois além da região Noroeste, a primeira a iniciar a colheita, as regiões Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial também colhem canola. Essas lavouras apresentam diferentes rendimentos, pois nas áreas mais baixas, onde a intensidade da geada foi maior, há redução de produtividade. Já os locais de topografia mais elevada apresentam produtividades muito boas, próximas de 35 sacas por hectare. A produtividade média está em torno de 1,5 t/ha, com boa qualidade comercial.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Polícia Civil captura foragido na barranca do rio Uruguai em Porto Xavier

    Na manhã desta terça-feira (19), agentes policiais da DP de Porto Xavier, SIPAC da 27ª ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Foragido é preso no bairro Pindorama em Ijuí

    Nesta terça-feira (19), às 10h30min, uma guarnição da Brigada Militar de Ijuí do 29º BPM, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 fevereiro, 2019

    Três detentos fogem pelo teto de presídio em Cruz Alta

    Três detentos fugiram do Presídio Estadual de Cruz Alta por volta das 3h desta terça-feira ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.