Semana do Meio Ambiente abre com a Mostra de Educação Ambiental

Foto: Fernando Gomes
Sepé Tiaraju 6 junho, 2019 Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

A programação da Semana do Meio Ambiente de Santo Ângelo foi aberta na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma série de atividades tendo como eixo central o saneamento básico e destacando o tema “Nos caminhos do saneamento”.
A solenidade foi realizada no Centro Municipal de Cultura marcando a abertura da Mostra de Educação Ambiental, expondo móveis e objetos construídos a partir da reutilização de materiais, encontrados às margens de mananciais e em locais considerados inadequados para o descarte de resíduos sólidos. Ações, projetos e programas desenvolvidos pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), e em parcerias com a CORSAN, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Emater e Ministério Público Estadual, também são apresentados na Mostra Ambiental.
Em seu pronunciamento na abertura da programação, o prefeito em Exercício Bruno Hesse, evidenciou o Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, ente público, formado por entidades e instituições voltadas ao meio ambiente e que administra os recursos arrecadados com a taxa de esgoto da CORSAN, permitindo o seu retorno à população em obras e ações de saneamento básico. Hesse falou sobre o Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, onde estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões na construção de redes de drenagens pluviais, solucionando problemas de inundações que se arrastam ao longo de décadas em áreas específicas da cidade.
Também se manifestaram na cerimônia o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, e a promotora da Promotoria de Justiça Especializada de Santo Ângelo, Paula Mohr. Os pronunciamentos foram pautados pelas diversas ações permanentes mantidas pela SEMMA em parceria com organismos ambientais.
O evento registrou a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello; gerente da Unidade da CORSAN, Araken Maicá; do presidente da ONG Eco Global Missões, Jaime Stringari; do engenheiro florestal Nelson Almeida, representando o Comdema; a professora Lorete Flores, representando a URI Campus Santo Ângelo; o advogado Luis Fernando Mattos, representando a Junta de Recursos Ambientais da Subseção da OAB local; representantes das secretarias municipais e de órgãos estaduais sediados em Santo Ângelo; e professores e alunos da rede pública de ensino.
Após a solenidade, o grupo teatral A Turma do Dionísio apresentou o Espetáculo “Ligações Perigosas”, produzido e apresentado por Jerson Fontana e Maristela Maraska, abordando a importância da ligação do esgoto das residências à rede da CORSAN, como forma de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.
GESTÃO AMBIENTAL
A Secretaria do Meio Ambiente tem exercido papel fundamental na execução do Plano de Gestão do Governo Municipal, atuando para o desenvolvimento socioeconômico em harmonia com o meio ambiente e articulando projetos e programas que retornam à população com a melhoria na qualidade de vida.
Dentre estas ações destacam-se os programas de Educação Ambiental como o #preservandoavida envolvendo nove escolas da rede pública municipal de ensino; o Plano Municipal de Saneamento Básico Rural, iniciativa inovadora no Rio Grande do Sul; o Plano de Prevenção a Alagamentos, com a previsão de mais de R$ 2 milhões em investimentos em obras de drenagem pluvial; ações permanentes de manutenção dos nossos mananciais com o objetivo de estimular a população a cuidar do meio ambiente; além de outras atividades conjuntas com organismos ambientais.
PROGRAMAÇÃO
Dia 06 de Junho – Quinta-feira
09 horas: Plantio e Implantação do PROJETO ARBORIZAÇÃO MAIS SEGURA – Rio Grande Energia – RGE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Local: Avenida Sagrada Família
09h30min: Pedágio e Ação Ambiental – CORSAN e Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Local: Avenida Sagrada Família
9h30min: Prática de Sustentabilidade Ambiental – ASCAR/EMATER
Local: Aldeia Indígena Aldeia Yaká – Ressaca da Buriti
Dia 07 de Junho – Sexta-feira
09 horas: Ação Ambiental Unimed Missões e SEMMA – Plantio na Avenida Brasil
Dia 08 de Junho – Sábado
09 horas: Ação Ambiental – ONG Eco Global Missões
Local: Linha Paraíso
14 às 20 horas: Feira de Rua – ZISSAN – Ação de Educação Ambiental – Se Liga na REDE Santo Ângelo – Esgoto Tratado é Saúde.
Local: Rua Marechal Deodoro
14 horas: Plantio de Árvores no Túnel Verde na estrada para o Rincão do Sossego
Local: Estrada para o Rincão do Sossego
Dia 09 de Junho – Domingo
8 horas: Cavalgada Ecológica – Rincão do Sossego
Saída: Largo Tio Bilia – Bairro Pippi
12 horas: Almoço – Rincão do Sossego
10 horas: Ação de Educação Ambiental – Se Liga na REDE Santo Ângelo – Esgoto Tratado é Saúde.
Local: Brique da Praça Leônidas Ribas

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 26 junho, 2019

    Câmara de Turismo do Paraguai visita às Missões

    Uma equipe técnica da Câmara Municipal de Turismo do Paraguai está passando por vários municípios, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 junho, 2019

    Morre o professor Luiz Trevisan

    Morreu, na noite desta terça-feira, 25, o professor Luiz Trevisan que iniciou sua carreira no ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 25 junho, 2019

    Clube dos Desbravadores da IASD recebe homenagem do Poder Legislativo

    Requerida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello (DEM), uma Sessão Especial realizada na ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.