Semana Acadêmica de Pedagogia enfoca desafios da docência

Grupo Folclórico de Cerro Largo realizou abertura artística
Sepé Tiaraju 13 maio, 2018 Fonte: URI Santo Ângelo
Iniciou na segunda-feira, 7, a 43ª edição da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. Com a temática “Desafios da Docência na Contemporaneidade – o professor como sujeito ativo no contexto escolar”, o evento traz palestras e debates sobre temáticas como políticas públicas, saúde mental, documentação pedagógica e uso e preservação da voz.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Sonia Maria Piccoli, a Semana busca dialogar sobre as múltiplas competências dos fazeres-saberes necessários à atuação profissional do pedagogo na contemporaneidade, além de propiciar a troca de experiências com docentes da rede pública e privada e acadêmicos da Pedagogia. “Queremos que nossos acadêmicos possam refletir sobre as mudanças que podem proporcionar no contexto escolar”, afirma a coordenadora.
A palestra de abertura, na segunda-feira, foi “Políticas Públicas: o papel do estado, das instituições, das ideias e dos atores”, com Fátima Anise Rodrigues Ehlert, doutoranda em Educação pela UFRGS. Para ela, o conhecimento completo dos conceitos de políticas públicas, de onde elas surgem e como se processam, são parte de uma formação completa para profissionais que sejam sujeitos ativos na sociedade. A data também teve abertura artística com a apresentação de danças do Grupo Folclórico Alemão Heimatland, de Cerro Largo.
Na terça-feira , 8,  a palestra da noite foi “Bem-estar vocal: como cuidar de sua voz”, com a fonoaudióloga Claudia Johann School. A apresentação artística foi do Coral do Colégio Marista Santo Ângelo. A Semana Acadêmica da Pedagogia teve, quarta-feira (9), apresentação de dança do professor Rodrigo Madalóz, seguida da palestra “Saúde Mental dos Professores na Contemporaneidade”, com a professora Amabilia Beatriz Portela Arenhart.
Na quinta-feira, 10, a programação é apresentação de canto com a acadêmica de Psicologia da URI Thais Matzembecker e a palestra. “Desafios da Docência na Contemporaneidade: O professor como sujeito ativo no contexto escolar”, com a professora doutora Luci Mary Pacheco Duso, chefe do departamento de Ciências Humanas da URI e coordenadora do curso de Mestrado em Educação da URI Frederico Westphalen.
O evento encerra na sexta-feira, 11, com a apresentação do Grupo de Teatro Peppe Companhy e a palestra “Documentação Pedagógica: autoria, narrativa e visibilidade, com a as professoras Juliana Machado Rodrigues e Flávia Burdzinski de Souza.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 14 agosto, 2018

    Motorista fica ferido após automóvel colidir em caminhão na BR 285 em Entre-Ijuís

    Na manhã desta terça-feira, 14, um Fiat Palio de Ijuí colidiu na traseira de caminhão, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 agosto, 2018

    Briga entre vizinhos resulta numa morte em Porto Xavier

    Um jovem foi morto e uma mulher ferida durante briga entre vizinhos na tarde desta ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 agosto, 2018

    Caminhoneiro fica ferido em acidente na ERS 344 em Giruá

    Um caminhão saiu da pista, na manhã desta terça-feira, 14, na ERS 344 em Giruá.  ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.