Semana Acadêmica de Pedagogia enfoca desafios da docência

Grupo Folclórico de Cerro Largo realizou abertura artística
Sepé Tiaraju 13 maio, 2018 Fonte: URI Santo Ângelo
Iniciou na segunda-feira, 7, a 43ª edição da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. Com a temática “Desafios da Docência na Contemporaneidade – o professor como sujeito ativo no contexto escolar”, o evento traz palestras e debates sobre temáticas como políticas públicas, saúde mental, documentação pedagógica e uso e preservação da voz.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Sonia Maria Piccoli, a Semana busca dialogar sobre as múltiplas competências dos fazeres-saberes necessários à atuação profissional do pedagogo na contemporaneidade, além de propiciar a troca de experiências com docentes da rede pública e privada e acadêmicos da Pedagogia. “Queremos que nossos acadêmicos possam refletir sobre as mudanças que podem proporcionar no contexto escolar”, afirma a coordenadora.
A palestra de abertura, na segunda-feira, foi “Políticas Públicas: o papel do estado, das instituições, das ideias e dos atores”, com Fátima Anise Rodrigues Ehlert, doutoranda em Educação pela UFRGS. Para ela, o conhecimento completo dos conceitos de políticas públicas, de onde elas surgem e como se processam, são parte de uma formação completa para profissionais que sejam sujeitos ativos na sociedade. A data também teve abertura artística com a apresentação de danças do Grupo Folclórico Alemão Heimatland, de Cerro Largo.
Na terça-feira , 8,  a palestra da noite foi “Bem-estar vocal: como cuidar de sua voz”, com a fonoaudióloga Claudia Johann School. A apresentação artística foi do Coral do Colégio Marista Santo Ângelo. A Semana Acadêmica da Pedagogia teve, quarta-feira (9), apresentação de dança do professor Rodrigo Madalóz, seguida da palestra “Saúde Mental dos Professores na Contemporaneidade”, com a professora Amabilia Beatriz Portela Arenhart.
Na quinta-feira, 10, a programação é apresentação de canto com a acadêmica de Psicologia da URI Thais Matzembecker e a palestra. “Desafios da Docência na Contemporaneidade: O professor como sujeito ativo no contexto escolar”, com a professora doutora Luci Mary Pacheco Duso, chefe do departamento de Ciências Humanas da URI e coordenadora do curso de Mestrado em Educação da URI Frederico Westphalen.
O evento encerra na sexta-feira, 11, com a apresentação do Grupo de Teatro Peppe Companhy e a palestra “Documentação Pedagógica: autoria, narrativa e visibilidade, com a as professoras Juliana Machado Rodrigues e Flávia Burdzinski de Souza.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

    Uma barragem da mineradora Vale em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Mulher é presa com drogas no bairro Castelarim

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, prendeu uma mulher de 46 anos, neste sábado (23), ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Homem é preso após furto em veículo no bairro Boa Esperança

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, no sábado, 23, em patrulhamento pelo Bairro Boa Esperança ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.