Sema e Fepam autuam responsáveis por desmatamento de 56 hectares de Mata Atlântica

Sepé Tiaraju 15 setembro, 2018 Fonte:

Uma equipe de fiscalização da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) constatou desmatamento de 56 hectares de Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. A área degradada é equivalente ao tamanho de 78 campos de futebol.

As irregularidades foram apuradas pela Operação Mata Atlântica em Pé, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MP-RS) e que contou com apoio do Ibama e do Comando Ambiental da Brigada Militar.

Realizada simultaneamente em 15 estados, a operação inédita aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, para combater o desmatamento do bioma.

A operação também contou com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, que monitorou o desmatamento por meio de imagens via satélite. Nove técnicos da Sema e da Fepam foram a campo confirmar as informações sobre as áreas degradadas.

Foi comprovada a supressão irregular em nove propriedades nos municípios de Encantado, Guaporé, Nova Alvorada, Arvorezinha e Vista Alegre do Prata. Também foram realizadas ações em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, onde não foram verificadas irregularidades.

Ao todo, nove proprietários rurais serão autuados por destruição da vegetação nativa. Três consultores ambientais também terão que pagar multa por elaboração de laudo técnico com informações enganosas.

Em relatório preliminar, a Sema e a Fepam estimam que os autos de infração totalizam aproximadamente R$ 650 mil em multas. As áreas desmatadas foram embargadas e os responsáveis deverão promover a reparação do dano ambiental.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Governo torna mais ágil autorização para importação de alimentos

    O governo federal tornou mais ágil o processo de autorização para importação de alimentos de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 fevereiro, 2019

    Faturamento das cooperativas agropecuárias cresce 25% no RS

    A valorização das commodities agrícolas no mercado internacional ajudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    Anvisa proíbe venda de lotes de frango da Perdigão

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e a distribuição, em todo ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.