Secretário Nanaco diz que não comprou prêmio e que acredita na seriedade do Instituto Tiradentes

Sepé Tiaraju 9 agosto, 2018 Fonte: Rádio Sepé

Em entrevista ao programa Aldeia Global, o secretário de Educação, Valdemir Hoepke (Nanaco), tentou explicar como seu nome foi parar numa reportagem polêmica exibida no Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no domingo, mostrando que o Ministério Público do RS está investigando a compra de premiações por gestores e vereadores.

Nanaco contestou a reportagem de Giovani Grizotti. Disse acreditar na lisura do Instituto Tiradentes que concedeu a ele a Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Ouro. Ele afirmou que o caso do prêmio “Prefeito Nota 10” concedido ao jumento Precioso foi da União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, e que o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, seria sério e fez uma pesquisa com metodologia. Quando questionado sobre se teve acesso aos dados da pesquisa não soube responder, afirmando que quem teria que provar alguma coisa era empresa, não ele.

A reportagem exibida mostrou que o secretário municipal de Educação precisou de três diárias e meia para participar do seminário em Porto Alegre, que abordou questões como controle de endemias, alternativas para arrecadação fiscal nos municípios e o impacto da reforma da Previdência nas cidades. A prefeitura pagou mais de R$ 1,5 mil em diárias e quase R$ 600 pela inscrição.

Roepke considerou a ida ao evento válida, pois foi buscar conhecimento, qualificação. Disse, ainda, que acredita na pesquisa que reconheceu a qualidade de seu trabalho na área da educação.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO

Na reportagem, o chefe do Ministério Público, Fabiano Dallazen, ressaltou que os eventos visaram à promoção pessoal do agente público e ao lucro das empresas, com uso de recursos públicos.

Já o especialista em gestão pública, Aloísio Zimmer, disse que o mais preocupante foram as notícias falsas geradas como repercussão das premiações, especialmente em blogs e redes sociais, o que pode, inclusive, influenciar eleições.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Bolsonaro e Haddad intensificam agendas neste segundo turno

    A 13 dias do segundo turno das eleições, os candidatos à Presidência da República Jair ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Agentes frustram tentativa de fuga no presidio de Santa Rosa

    Uma tentativa de fuga ocorreu no presidio de Santa Rosa, por volta das 16h17min de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Acusado de assassinar agente de saúde em Carazinho é preso em Três de Maio

    O marido da agente de saúde Lana Tarsila dos Santos, de 27 anos, acusado de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.