Secretário Nanaco diz que não comprou prêmio e que acredita na seriedade do Instituto Tiradentes

Sepé Tiaraju 9 agosto, 2018 Fonte: Rádio Sepé

Em entrevista ao programa Aldeia Global, o secretário de Educação, Valdemir Hoepke (Nanaco), tentou explicar como seu nome foi parar numa reportagem polêmica exibida no Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no domingo, mostrando que o Ministério Público do RS está investigando a compra de premiações por gestores e vereadores.

Nanaco contestou a reportagem de Giovani Grizotti. Disse acreditar na lisura do Instituto Tiradentes que concedeu a ele a Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Ouro. Ele afirmou que o caso do prêmio “Prefeito Nota 10” concedido ao jumento Precioso foi da União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, e que o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, seria sério e fez uma pesquisa com metodologia. Quando questionado sobre se teve acesso aos dados da pesquisa não soube responder, afirmando que quem teria que provar alguma coisa era empresa, não ele.

A reportagem exibida mostrou que o secretário municipal de Educação precisou de três diárias e meia para participar do seminário em Porto Alegre, que abordou questões como controle de endemias, alternativas para arrecadação fiscal nos municípios e o impacto da reforma da Previdência nas cidades. A prefeitura pagou mais de R$ 1,5 mil em diárias e quase R$ 600 pela inscrição.

Roepke considerou a ida ao evento válida, pois foi buscar conhecimento, qualificação. Disse, ainda, que acredita na pesquisa que reconheceu a qualidade de seu trabalho na área da educação.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO

Na reportagem, o chefe do Ministério Público, Fabiano Dallazen, ressaltou que os eventos visaram à promoção pessoal do agente público e ao lucro das empresas, com uso de recursos públicos.

Já o especialista em gestão pública, Aloísio Zimmer, disse que o mais preocupante foram as notícias falsas geradas como repercussão das premiações, especialmente em blogs e redes sociais, o que pode, inclusive, influenciar eleições.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    Lula vira réu em caso de Guiné Equatorial

    A Justiça Federal recebeu hoje (14) denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    Macri e Bolsonaro se reúnem em 16 de janeiro em Brasília

    O presidente da Argentina, Mauricio Macri, marcou para 16 de janeiro, em Brasília, um encontro ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 dezembro, 2018

    Cabral decide ficar em silêncio durante audiência com juiz

    O ex-governador Sérgio Cabral decidiu permanecer em silêncio em audiência judicial na 7ª Vara Federal ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.