Santo Ângelo terá aeroporto maior e mais moderno

NULL
Lucas de Campos 5 fevereiro, 2015 Fonte:

Numa audiência agendada pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) com o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, o prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, recebeu a informação de que o município vai ganhar um aeroporto maior e mais moderno. Segundo explicou Padilha, 15 municípios gaúchos devem ganhar novos aeroportos, mas Santo Ângelo, Santa Rosa, Rio Grande e Passo Fundo, estão com seus processos bem mais adiantados. A Secretaria aguarda a concessão das licenças ambientais para iniciar a elaboração dos anteprojetos e, em seguida, os processos licitatórios, que terão regime diferenciado de contratação.

Também participaram da audiência na Secretaria Nacional de Aviação Civil, Fábio Paiva, assessor de imprensa do deputado Darcísio Perondi, que representou o parlamentar, Mário Nascimento, coordenador de Turismo e Agricultura da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e André Leandro Magalhães, Diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (DPROFAA).

Outra boa notícia é que a empresa aérea Azul já manifestou formalmente interesse em operar linhas comerciais a partir do aeroporto de Santo Ângelo. Para o deputado Darcísio Perondi, esse interesse revela o grande potencial econômico para a companhia aérea e o grande potencial que a Região Noroeste tem para se desenvolver, sobretudo no setor turístico.

A Secretaria não soube informar quanto vai custar a obra, mas os recursos já estão previstos no Fundo Nacional de Aviação Civil. O novo aeroporto de Santo Ângelo terá centro de controle, estação de passageiros climatizada e mobiliada com 1.210 m², seção anti-incêndio, pátio de estacionamento de aeronaves com 25.636 m² e pista com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura. Segundo Eliseu Padilha, o padrão é internacional (IATA) e capaz de receber qualquer aeronave.

O prefeito Luiz Valdir Andres, agradeceu o empenho do deputado Perondi, que conseguir a audiência, e informou que nos próximos dias devem ser retomadas obras com recursos estaduais de ampliação da pista do aeroporto. “Hoje o aeroporto está com suas atividades paralisadas, mas em breve teremos uma pista solidificada e reforçada para receber grandes voos. Andres acredita que, com o projeto federal, em fase adiantada, poderemos ter, em breve  um aeroporto de alcance regional para servir as regiões das Missões e do Planalto Médio.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.