Santo Ângelo retoma Programa de Controle do Tabagismo

Reestruturação foi tema de reunião na última quinta-feira, 6
Lucas de Campos 8 agosto, 2015 Fonte:

A reestruturação do Programa Municipal de Controle de Tabagismo foi tema de reunião entre a equipe da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, na última quinta-feira, 6. Conforme estabelece a Portaria 442/04 o programa consiste em quatro reuniões grupais básicas, que serão coordenadas por um profissional treinado e capacitado para essas atividades.

O médico Diego Germán Ledesma, destacou que cada reunião durará aproximadamente 90 minutos e semanalmente será usado um manual guia diferente para o paciente e para o coordenador segundo o modelo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). “A ideia central do programa é descentralizar a atenção da saúde do tabagista para que seja multidisciplinar e não exclusivamente médica. O objetivo é que o tratamento do tabagismo não seja unicamente medicamentoso e que todos os profissionais da área da saúde colaborem, igualitariamente, nesse processo terapêutico”, afirmou Ledesma.

O protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para o controle do tabagismo são compostos por três itens: consulta médica de avaliação clínica, abordagem cognitivo/comportamental (sessões de grupo) e apoio medicamentoso.

Ledesma explicou ainda que em Santo Ângelo o programa terá um sistema híbrido de funcionamento na Secretaria de Saúde e em ESFs com profissionais capacitados para o PNCT. As outras ESFs e UBSs interessadas deverão encaminhar os pacientes selecionados ou interessados em participar para a Secretaria de Saúde e Posto 22 de Março, onde serão realizados os encontros obrigatórios.Já o atendimento médico será realizado no Posto 22 de Março, no CAPS e CAPS AD às sextas-feiras, no turno da tarde.

De acordo com o secretário de Saúde de Santo Ângelo, André Kissel, o programa busca aproximar as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), os Centros de Atenção Especializada e os recursos materiais e humanos básicos para a luta contra o tabagismo.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.