Santo-angelenses começam a aderir à CNH digital

Sepé Tiaraju 26 julho, 2018 Fonte: A Tribuna

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado do país em registros de condutores com Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) – também chamada de CNH digital. O Estado, que tem 4,9 milhões de condutores habilitados, possui até o momento mais de 51 mil registros de CNHs digitais e perde apenas para São Paulo por uma pequena diferença.

Em entrevista ao programa Aldeia Global, da Rádio Sepé Tiaraju, o chefe de Divisão de Habilitação do Detrans/RS, Jonas Bays, explicou revelou que em Santo Ângelo há 34.473 condutores e que desse montante, 367 fizeram o registro da CNH digital, ou seja, pouco mais de 1%.

Bays salienta que a versão digital da carteira de habilitação é destinada a smartphones e tablets e encontra-se disponível desde o dia 22 de dezembro de 2017. “A CNH digital é opcional e para utilizá-la é preciso que o condutor faça o cadastro no portal de serviços do Denatran. Depois desta etapa basta baixar gratuitamente no celular o aplicativo da CNH Digital por meio do Google Play Store ou pela App Store”.

De acordo com Jonas Bays para fazer a CNH digital é necessário que a emissão da nova carteira de habilitação ou da renovação do documento tenham sido emitidas depois do dia 2 de maio de 2017. “O motorista deve ter a CNH impressa com QR Code. Caso não tenha e queira tirar essa versão deve esperar a renovação ou retirar uma segunda via ao custo de R$ 53,36”.

 FISCALIZAÇÃO

Durante uma abordagem de fiscalização dos agentes de trânsito nas rodovias basta o condutor a apresentar o documento digital. No entanto o motorista precisa estar atendo quanto à carga do aparelho. Caso a bateria fique sem energia é preciso a CNH impressa. Do contrário o condutor será penalizado pela ausência do documento.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 outubro, 2018

    Duas pessoas ficam feridas em engavetamento na ERS 324 entre Marau e Passo Fundo

    Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta quarta-feira (17), num engavetamento, no Km 201 da ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Caminhão tomba e bloqueia uma das pistas da BR 386 em Soledade

    Um caminhão carregado com refrigerante tombou na manhã desta segunda-feira (15), no quilômetro 235 da ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Veículo capota na lateral da BR 285 em Santa Barbará do Sul

    Um veículo saiu da pista, nesta segunda-feira, 15, por volta das 7h30min, na BR 285, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.