Santiago: Brigada Militar apreende Dourados e Surubins pescados em Garruchos

NULL
Lucas de Campos 17 março, 2015 Fonte:

Em abordagem de rotina na noite desta segunda-feira, 16, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar de Santiago, se deparou com um carregamento de peixes transportado em um carro com placas de Garruchos. No interior do veículo, foram encontrados 26 Surubins e 3 Dourados, peixes em extinção cuja pesca é proibida no Estado do Rio Grande do Sul.

A abordagem aconteceu na Rua Rogério Francisco da Rosa, no bairro Vila Nova, por volta das 22 horas. Os policiais suspeitaram das condições do carro, que aparentava estar com carga excessiva. Segundo os policiais que efetuaram a prisão, o condutor informou que a carga era trazida para uma peixaria da cidade.

O motorista, de 48 anos, foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde o delegado plantonista arbitrou fiança no valor de 1 mil reais. A fiança foi paga e o motorista foi liberado.

O acusado, além de responder por crime ambiental, terá que pagar multa estipulada pelo IBAMA, para cada peixe abatido. Devido às condições em que os peixes eram transportados, sem refrigeração adequada, não é permitido o consumo. A carga foi repassada para a Vigilância Sanitária do município, para incineração.

Peixes de grande porte

Os policiais se surpreenderam com o tamanho dos peixes. Com 15 anos de Brigada Militar, um dos policiais que atuou na ocorrência disse nunca ter visto um peixe tão grande. Um dos surubins apreendido media 1,64 e pesava em torno de 70 kg. Um homem sozinho mal conseguia segurá-lo. A apreensão foi considerada a maior já realizada em Santiago.

Comercialização

Segundo informações do responsável pela carga, o Dourado foi vendido por R$ 20,00 o Kg. Já o Surubim por R$ 15,00 o Kg. Estima-se que havia aproximadamente 400 kg de peixe no veículo, que também foi apreendido e removido para o depósito do Detran

Fonte: radiomissioneira.com

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.