Samu do Hospital Santo Ângelo completa 9 anos

Sepé Tiaraju 22 setembro, 2018 Fonte: Hospital Santo Ângelo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) do Hospital Santo Ângelo está completando nesta sexta-feira, 21, 9 anos   de funcionamento. De acordo com o coordenador de enfermagem do Samu, Alex Martins Antunes, neste período foram 19.561 atendimentos, sendo deste total 70% pacientes homens e 30% pacientes mulheres; e 60% casos clínicos e 40% referem-se a vítimas de traumas.

“Em casos de vítimas de traumas a maioria dos pacientes estão na faixa etária de 20 a 50 anos, enquanto os clínicos predomina as pessoas idosas com idade acima de 65 anos. No caso do atendimento clínico registramos o aumento de pacientes com mais de 80 anos de idade”, salienta Alex.

O Samu de Santo Ângelo conta com duas ambulâncias: uma de suporte avançado e outra de suporte básico. A ambulância de suporte avançado possui equipamentos como ventilador mecânico para respiração artificial, mochila vias áreas, cardioversor e materiais de UTI Móvel.  No atendimento avançado, atuam um médico, um enfermeiro e um condutor de veículo. Já a ambulância de suporte básico possui um desfibrilador externo automático (DEA), mochila de medicamentos conforme estabelece a resolução da medicina. Nela, atuam um enfermeiro e o condutor do veículo.

ATENDIMENTO

A pessoa que necessitar do serviço do Samu deve ligar gratuitamente para o 192. A ligação vai diretamente para o complexo regulador do Samu Metropolitano, em Porto Alegre. A telefonista filtra as informações e o tempo de resposta é de quatro minutos. Logo em seguida, o médico regulador faz contato com quem fez a ligação e define o tipo de unidade para efetuar o atendimento da vítima. Ao mesmo tempo orienta a conduta de quem está com o paciente até a chegada do socorro.

PARCERIAS

O Samu de Santo Ângelo atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Secretaria Municipal de Saúde e unidades do Samu da região.

REGIÃO

O Samu de Santo Ângelo atende municípios como Eugênio de Castro, Vitória das Missões, Sete de Setembro e dá apoio a unidade do Samu de Entre-Ijuís. A equipe conta hoje com 8 médicos, 11 condutores, 6 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem, perfazendo um total de 30 profissionais.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

O coordenador médico do Samu, Flávio Christensen, lembra quando começou a funcionar o serviço no Hospital Santo Ângelo e do trabalho de educação permanente que vem sendo desenvolvido. “É gratificante fazer parte da equipe nestes 9 anos de SAMU. O Serviço, além do atendimento da população, também desenvolve um trabalho permanente de qualificação dos profissionais na área de urgência e emergência e desenvolve palestras educativas e treinamentos junto a Universidades, escolas, empresas, entidades e a comunidade em geral”.

REFERÊNCIA NO ESTADO

O Samu do Hospital Santo Ângelo é hoje referência no Estado e passa a ser uma das bases para treinamentos das unidades gaúchas. A decisão foi baseada na estrutura da unidade de Santo Ângelo e em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido através de palestras e treinamentos em primeiros socorros na região.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Só mais duas semanas para descontos de até 100% nas multas por dívidas do ICMS

    Restam pouco mais de duas semanas para os contribuintes interessados buscarem a adesão ao Refaz ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 9 dezembro, 2018

    Só mais duas semanas para descontos de até 100% nas multas por dívidas do ICMS

    Restam pouco mais de duas semanas para os contribuintes interessados buscarem a adesão ao Refaz ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 8 dezembro, 2018

    Plano faz gerenciamento de resíduos do Hospital Santo Ângelo

    A destinação adequada do lixo continua sendo um grande desafio do mundo moderno não apenas ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.