Samu desenvolve cursos de primeiros socorros na comunidade

Equipe do Samu orientando sobre medidas de primeiros socorros - Foto: Samu Divulgação
Sepé Tiaraju 24 abril, 2018 Fonte: A Tribuna

O Samu do Hospital Santo Ângelo vem cumprindo uma extensa agenda de cursos e oficinas de primeiros socorros não apenas no município, mas também em toda região. O coordenador de enfermagem do Samu, Alex Martins Antunes, explica que essa é uma ação permanente desenvolvida em empresas, universidades, instituições de ensino superior, escolas e entidades.

“O objetivo maior dessa medida é sensibilizar a comunidade sobre o funcionamento do Samu, assim como ensinar noções básicas de primeiros socorros que podem fazer a diferença no pré-atendimento de uma vítima até a chegada de nossos profissionais ao local. Temos obtido com esse trabalho um resultado positivo graças ao empenho e comprometimento de toda a equipe do Samu neste trabalho educativo”, observa o enfermeiro.

CURSOS E TREINAMENTOS

As equipes do Samu estão atuando em diferentes frentes junto à comunidade. No dia 14 de abril, a equipe do Samu desenvolveu curso de Qualificação Livre em Suporte Básico de Vida (SBV) na Escola Estadual Augusto Nascimento e Silva com a enfermeira Gisele Siniak, e os condutores de veículo de emergência, Gilmar Perussato e Márcio Pinheiro, juntamente com a Help Treinamentos. Na ocasião foram explicadas noções básicas de atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR), ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e obstrução de vias respiratórias por corpo estranho (OVACE) em adultos e neonatos.

No dia 16 de abril foi a vez de o Samu repassar orientações para profissionais do Hospital de Santo Cristo com treinamento teórico e prático sobre parada cardiorrespiratória e obstrução de via aérea por corpo estranho, assim como noções básicas de atendimento pré-hospitalar e simulado. Atuaram os enfermeiros Alex Martins Antunes, Cristiano Marafiga e Heron Mousquer, e os condutores de veículos de emergência, Oneide Maciel e Vitor dos Santos.

Já no dia 18 de abril teve palestra sobre o funcionamento geral do Samu com treinamento teórico e prático em imobilizações no trauma. A atividade foi desenvolvida para acadêmicos do Curso de Educação Física da URI, no laboratório de práticas da URI, através do enfermeiros Marcus Angst e o condutor Oneide Maciel.

OUTRAS ATIVIDADES

No dia 27 de março, os profissionais do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado tiveram treinamento sobre parada cardiorrespiratória (PCR) e obstrução de via área por corpo estranho com o enfermeiro Alex Martins Antunes e o condutor Miguel Bellentier.

E no dia 28 de março as enfermeiras Gisele Siniak e Michele Bittencourt ministraram palestra sobre o funcionamento do Samu e atendimento pré-hospitalar (teoria e prática) para profissionais do Hospital Santo Ângelo.

Também no dia 28 os acadêmicos do Curso de Biomedicina e do curso Tecnólogo em Estética/Cosmética da CNEC Santo Ângelo receberam orientações sobre atendimento pré-hospitalar e suporte básico com o enfermeiro Alex Martins Antunes e os condutores Miguel Bellentier e Vitor Santos.

AGENDA

No dia 8 de maio o Samu desenvolverá treinamento pela manhã no Colégio Onofre Pires, enquanto no dia 9 de maio, à noite, as atividades serão no Instituto Federal Farroupilha.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 outubro, 2018

    Dodge diz ao Supremo que Lula não pode conceder entrevistas na prisão

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer hoje (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 outubro, 2018

    Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 10,88% em 12 meses

    O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 outubro, 2018

    Estudo relaciona 12% das mortes por câncer de mama ao sedentarismo

    Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.