Safra de soja em Santo Ângelo deve ter alta produtividade

Estimativa é que a média de colheita chegue a 50 sacas por hectare - Foto: Google Imagens
jornalismo 15 fevereiro, 2018 Fonte: Jornalismo Rádio Sepé

A safra de soja 2017/2018 deve ser de alta produtividade na Capital das Missões. A informação é do chefe do Escritório da Emater/RS- Ascar, engenheiro agrônomo, Álvaro Uggeri Rodrigues e foi repassada ao comunicador Paulo Renato Ziembowicz, durante o Programa Aldeia Global da Sepé – AM 540.

Segundo Rodrigues, nesta safra em Santo Ângelo, foi registrado um aumento da área cultivada de soja, passando de 38,5 mil hectares para 40 mil hectares. Rodrigues explicou que a cultura ocupou áreas que antes eram utilizadas para o cultivo do milho, que teve uma redução de área cultivada de 5,3 mil hectares para 3,9 mil hectares.

O engenheiro agrônomo afirmou ainda que as lavouras de soja no município já se encontram em estágio final de cultivo, com enchimento e formação de grãos e com um bom potencial de produção. “A expectativa é ainda de uma safra muito boa, faltando pouco para se confirmar então essa possibilidade altamente positiva”, disse.

Além disso, Rodrigues ressaltou que a expectativa é de uma produtividade de 50 sacas por hectare, mas este número pode ultrapassar como ocorreu na safra 2017/2018 em que se projetava uma produção de 50 sacas por hectare e foram colhidas em média 55 sacas por hectare. “Foi a maior safra de soja da história de Santo Ângelo”, frisou o chefe do Escritório da Emater/RS- Ascar, acrescentando que, este número será difícil de ser ultrapassado, mesmo com a projeção de uma safra com alta produtividade.

De acordo com Rodrigues apenas um fator ainda pode prejudicar esta safra. “Caso haja escassez ou falta de chuva neste estágio de formação e preenchimento de grãos, em que há necessidade de umidade, vai afetar o peso final dos grãos e, consequentemente, afetaria a produtividade”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Aumento das exportações de soja podem afetar mercado interno

    Os produtores brasileiros de soja devem encontrar bom mercado para comercialização de sua colheita. As ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 22 março, 2019

    Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta-feira

    A Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 março, 2019

    Outono com El Niño fraco terá pouco impacto nas culturas de inverno

    O outono se iniciou na noite da quarta-feira (20) com previsão de que o fenômeno ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.