RS vai conhecer modelo alemão de mineração de carvão e extração de areia

Comitiva gaúcha do Meio Ambiente vai estudar aspectos de licenciamento e controle da mineração de carvão alemã - Foto: Divulgação
Sepé Tiaraju 20 maio, 2018 Fonte: Palácio Piratini

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, fará uma visita técnica à Alemanha entre os dias 20 e 27 de maio. Ela vai coordenar uma comitiva gaúcha ligada ao Meio Ambiente para conhecer os aspectos técnicos e legais do licenciamento e controle da mineração no país europeu. As despesas serão custeadas pelo governo federal.

Na segunda-feira (22), o grupo participará de seminário técnico com os órgãos competentes de licenciamento ambiental na Secretaria de Economia e Energia do Estado de Nordrhein-Wesahlen. Nos dias seguintes, estão previstas visitas a áreas de mineração e recuperação de carvão. Também deve ocorrer agenda em uma usina térmica de geração de energia movida a carvão, que produz 3 mil MW. Nos locais, serão observados aspectos da logística de transporte do produto extraído.

Extração de areia

A comitiva ainda vai estudar questões relativas à extração de areia em leitos de rio na Alemanha, tais como técnicas e regulamentações específicas, formas de controle e licenciamento ambiental da atividade.

Ana Pellini destaca que os conhecimentos são de fundamental importância para o Rio Grande do Sul, que possui as maiores reservas de carvão do país. A interlocução da missão é feita pela Câmara Brasil-Alemanha.

Pela Fepam, acompanham na viagem o chefe do Departamento de Controle, Renato das Chagas e Silva, a chefe da Divisão de Licenciamento de Mineração, Andréa Garcia de Oliveira, e a geóloga da Divisão de Licenciamento de Mineração Ana Paula de Oliveira Dani. Da Sema, vão junto a bióloga da Divisão das Unidades de Conservação Luciana Bandeira Gomes e o geólogo da Divisão de Outorga Augusto Furtado de Souza.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018

    Doenças por falta de saneamento geram custo de R$ 100 milhões ao SUS

    As internações hospitalares de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 setembro, 2018

    Ipea confirma tendência ao desalento no mercado de trabalho

    As mulheres, parte da população da Região Nordeste, pessoas com baixa escolaridade, jovens adultos (de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 setembro, 2018

    Suspeitas sobre as urnas são “descoladas da realidade”, diz Rosa Weber

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, afirmou que acusações de falta de segurança ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.