Robótica vai ser colocada na grade curricular do Colégio Tiradentes

Sepé Tiaraju 3 junho, 2019 Fonte: URI

Fortalecendo sua condição de Universidade Comunitária, a URI Santo Ângelo acaba de estabelecer uma nova parceria na área de computação: os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e o Colégio Tiradentes iniciaram as atividades do Projeto Robótica, envolvendo professores e acadêmicos-bolsistas da URI; professores e estudantes do Tiradentes.

De acordo com a supervisora Pedagógica da Escola, Valesca Falcão Sorteia, “a ideia é que a robótica seja um meio de interligar as disciplinas, permitindo que não apenas a Física, mas também outras áreas do conhecimento tenham uma abordagem atual, confirmando assim, o comprometimento que a escola tem com a formação integral do aluno”.

O projeto-piloto em execução reúne 12 alunos – quatro já com experiência nas Copas anuais de Robótica da URI e oito do 1º ano. O grupo reúne-se por três horas todas as sextas-feiras, sendo uma com aula teórica de Física, na Escola, a cargo da professora Joseane Camargo Nolibos, e a outra na URI, com conteúdos de Programação, a cargo do professor Denilson Rodrigues e de Robótica, com o professor Alexandre Roque, além dos acadêmicos-bolsistas Augusto Viera do Carmo e Juliana Weinert de Lima.

A supervisora Valesca adianta que no final do ano, a Escola Tiradentes já deve realizar um desafio interno, “no qual a competição de robôs seja a parte de um todo que envolve aprendizados sobre pesquisa científica, compreensão sobre descarte correto e reaproveitamento de objetos que, ao serem reciclados, podem se transformar em componentes dos robôs”.

A proposta da escola, dirigida pelo tenente Aramis, é bem maior e vai além: “nossa proposta é que a Robótica como componente, esteja na matriz curricular de 2020, permitindo uma integração interdisciplinar, em que o aluno possa desenvolver suas habilidades e competências em sua plenitude”, explica a supervisora.

“Nós almejamos, observa Valesca, “que ao aprenderem e praticarem todo o processo que conduz a uma produção científica, nosso aluno, que já tem um perfil proativo, possa fazer a diferença na comunidade. Esse é o aluno que queremos e que a sociedade espera”.

O professor Alessandro Freitas de Oliveira, coordenador dos cursos de computação, destaca que “esta parceria é resultado da aproximação da Universidade com as escolas da região através da realização de atividades de extensão, como a Copa URI de Robótica, atividade que iniciou internamente e depois se estendeu pelas escolas da cidade e posteriormente da região”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 25 junho, 2019

    FASA disponibiliza vagas para diplomados

    Profissionais já graduados interessados em cursar Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 junho, 2019

    Graduação em Direito visita instituições do sistema prisional em Porto Alegre

    O Curso de Graduação em Direito da URI, por meio do Núcleo de Prática Jurídica ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 23 junho, 2019

    Diretor da FASA realiza formação na Universidade do Arizona

    Durante esta semana (19, 20 e 21), o diretor-presidente da Faculdade Santo Ângelo (FASA), professor ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.