Registrado acidente com escorpião amarelo em Três de Maio

Sepé Tiaraju 21 novembro, 2018 Fonte: Rádio Colonial
Três de Maio teve um registro de acidente envolvendo o escorpião amarelo em 2018. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, no início do ano, uma menina foi picada por um escorpião da espécie, que é altamente venenosa, no bairro Oriental. A criança recebeu rápido atendimento médico.
Em 2018, 11 pessoas foram picadas no Estado. Além de Três de Maio, as ocorrências aconteceram em Porto Alegre, Canoas, Encruzilhada do Sul, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, Sapucaia do Sul e Gravataí.
A picada do escorpião amarelo pode, em casosextremos, levar à morte, mas as reações dependem da quantidade de veneno inoculado e do organismo da vítima. Em geral, gera dor local intensa, que tende a se alastrar para o resto do corpo, com possibilidade de tontura, náusea, taquicardia e desmaios.
Os escorpiões se escondem em pátios e terrenos baldios no meio de entulhos, por isso não acumule lixo e restos de materiais de construção. Eles gostam de se esconder em lugares escuros.
Mas estes animais também podem entrar nas casas em busca de baratas, então deixar a sua residência sempre limpa é importante. Eles podem se esconder em sapatos, armários, frestas das paredes, encanamentos, embaixo de sofás, entre toalhas e cortinas.
A indicação é matar o animal, preferencialmente usando um instrumento rígido, com haste longa, para não chegar perto. Tente esmagá-lo o máximo possível, uma vez que é resistente. Se você decidir pisar nele, não o faça com calçado aberto. Se possível, o morador também deve fotografá-lo para comunicar o caso à Vigilância em Saúde.
Não é aconselhável usar inseticida para combater os escorpiões, pois deixa ele mais nervoso e agressivo. Além disso, o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
Em caso de picadas, a recomendação é procurar imediatamente o Pronto-Socorro. A maioria dos acidentes, no entanto, não necessita o uso do soro, que é indicado após avaliação médica.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 fevereiro, 2019

    Região das Missões Jesuíticas contará com Ponte Binacional

    O projeto de uma ponte binacional sobre o rio Uruguai, na divisa do Brasil com ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 14 fevereiro, 2019

    FENASOJA e ExpoGiruá trocam experiências sobre as feiras

    Na quarta-feira, 13, a Comissão Central da FENASOJA 2020 recebeu no Parque de Exposições de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 10 fevereiro, 2019

    RGE realiza 126 mil inspeções na rede elétrica em 2018

    As equipes da RGE realizaram, em 2018, 126 mil inspeções nas suas redes de energia ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.