Publicação conta a história da chegada das famílias Lucca e Anversa no Brasil

Sepé Tiaraju 27 julho, 2018 Fonte: Rádio Sepé Tiaraju

No dia 4 de agosto, das 9h30min às 11h30min, no Centro Municipal de Cultura, acontecerão as atividades do lançamento do livro das famílias Lucca e Anversa. O livro, de Celeste Lucca (in memorian) e Sueli Terezinha Lucca Pizutti, é uma publicação da editora EST, POA/RS. A escritora Sueli esteve na Rádio Sepé Tiaraju, juntamente com o professor Mário Simon, Oswaldino de Lucca, e Renato Pizutti. para a divulgação do livro, durante entrevista com os apresentadores Paulo Renato Ziembowicz, e Hogue Dorneles.

O lançamento vai acontecer na abertura da Semana da Cultura de Santo Ângelo. Na sequência do lançamento, o professor Mário Simon vai falar um pouco da história da obra e na sequência haverá a explanação sobre o livro por Sueli Lucca Pizutti. Em seguida, momento cultural, com o músico Claudino de Lucca e o Grupo de Canto da Família. E, por fim, sessão de autógrafos.

O livro conta a história da chegada de Andréa Lucca e Constante Anversa em 1877 e 1878, quando vieram da Itália para a Quarta Colônia de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. A obra retrata a saga das famílias italianas Lucca e Anversa desde a Itália devastada por guerras, sem condições de dar vida digna aos seus patriotas, até sua vinda como imigrantes para um Brasil desconhecido, na fase de colonização. O livro ilustra uma fase na Itália em que havia muitas pessoas na moradia e que durante reunião de família era decidido que alguns tinham que sair.

O livro mostra a origem da família Lucca, que veio da região de Treviso, e os Anversa, oriundos de Mantova às margens do Rio Pó. A publicação conta como foi o encontro das duas famílias no Brasil, e a união através de alguns casamentos, e depois da transferência do grupo da região de Santa Maria até a chegada nas Missões, com histórias curiosas como o ataque de enxame de gafanhotos nas roças, as expedições vindas em busca de ouro, os casos engraçados dos Bépis; e a construção da escola e capela do Rincão do Sossego, a Vila do Comandaí e a Estação Férrea – o meio de transporte de pessoas e mercadorias da época.

ENCONTRO

Após o lançamento do livro haverá o 3º Encontro da Família Lucca como almoço no Parque das Fontes, Em Entre-Ijuís. Já no domingo dia 5 haverá cerimônia religiosa e almoço na comunidade do Rincão do Sossego.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Agentes frustram tentativa de fuga no presidio de Santa Rosa

    Uma tentativa de fuga ocorreu no presidio de Santa Rosa, por volta das 16h17min de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Acusado de assassinar agente de saúde em Carazinho é preso em Três de Maio

    O marido da agente de saúde Lana Tarsila dos Santos, de 27 anos, acusado de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Veículo capota na lateral da BR 285 em Santa Barbará do Sul

    Um veículo saiu da pista, nesta segunda-feira, 15, por volta das 7h30min, na BR 285, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.