Publicação conta a história da chegada das famílias Lucca e Anversa no Brasil

Sepé Tiaraju 27 julho, 2018 Fonte: Rádio Sepé Tiaraju

No dia 4 de agosto, das 9h30min às 11h30min, no Centro Municipal de Cultura, acontecerão as atividades do lançamento do livro das famílias Lucca e Anversa. O livro, de Celeste Lucca (in memorian) e Sueli Terezinha Lucca Pizutti, é uma publicação da editora EST, POA/RS. A escritora Sueli esteve na Rádio Sepé Tiaraju, juntamente com o professor Mário Simon, Oswaldino de Lucca, e Renato Pizutti. para a divulgação do livro, durante entrevista com os apresentadores Paulo Renato Ziembowicz, e Hogue Dorneles.

O lançamento vai acontecer na abertura da Semana da Cultura de Santo Ângelo. Na sequência do lançamento, o professor Mário Simon vai falar um pouco da história da obra e na sequência haverá a explanação sobre o livro por Sueli Lucca Pizutti. Em seguida, momento cultural, com o músico Claudino de Lucca e o Grupo de Canto da Família. E, por fim, sessão de autógrafos.

O livro conta a história da chegada de Andréa Lucca e Constante Anversa em 1877 e 1878, quando vieram da Itália para a Quarta Colônia de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. A obra retrata a saga das famílias italianas Lucca e Anversa desde a Itália devastada por guerras, sem condições de dar vida digna aos seus patriotas, até sua vinda como imigrantes para um Brasil desconhecido, na fase de colonização. O livro ilustra uma fase na Itália em que havia muitas pessoas na moradia e que durante reunião de família era decidido que alguns tinham que sair.

O livro mostra a origem da família Lucca, que veio da região de Treviso, e os Anversa, oriundos de Mantova às margens do Rio Pó. A publicação conta como foi o encontro das duas famílias no Brasil, e a união através de alguns casamentos, e depois da transferência do grupo da região de Santa Maria até a chegada nas Missões, com histórias curiosas como o ataque de enxame de gafanhotos nas roças, as expedições vindas em busca de ouro, os casos engraçados dos Bépis; e a construção da escola e capela do Rincão do Sossego, a Vila do Comandaí e a Estação Férrea – o meio de transporte de pessoas e mercadorias da época.

ENCONTRO

Após o lançamento do livro haverá o 3º Encontro da Família Lucca como almoço no Parque das Fontes, Em Entre-Ijuís. Já no domingo dia 5 haverá cerimônia religiosa e almoço na comunidade do Rincão do Sossego.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Mulheres realizam manifesto em São Nicolau contra o feminicídio

    Mais de 100 pessoas com cartazes fizeram caminhada contra o feminicídio em São Nicolau. O ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.