Projeto Meninas Digitais Tchê Missões aposta na Robótica como estratégia

Sepé Tiaraju 13 novembro, 2018 Fonte: URI

Na 3ª edição do projeto Meninas Digitais Tchê Missões, alunas de escolas públicas e privadas do município e região foram convidadas a participar da Copa URI de Robótica, promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, realizada no início de novembro.

Equipes compostas exclusivamente por meninas montaram e programaram robôs que competiram entre si na Copa de Robótica. Dos 400 participantes da competição, 45% eram meninas. “Esses dados confirmam que o atual universo tecnológico, predominantemente masculino, tende a se tornar mais igualitário com as novas gerações que já se familiarizam com a Ciência e Tecnologia trabalhadas na prática”, afirma a professora Cristina Paludo Santos, coordenadora do projeto. Segundo ela, a Robótica possui uma característica multidisciplinar que possibilita a identificação de diversas habilidades e o desenvolvimento de capacidades, inseridos em um processo de aprendizagem disfarçado como uma divertida brincadeira.

“Essa característica faz despertar o interesse e a curiosidade das crianças e jovens nas carreiras de desenvolvimento tecnológico, e consequentemente, nas disciplinas que se tornam ferramentas para essa atividade. O acesso ao ensino tecnológico é uma excelente oportunidade para qualquer indivíduo”, complementa Cristina.

Todas as equipes receberam atestados de participação e as equipes vencedoras da competição de robótica, premiadas com troféus e medalhas, foram:

– 1º Lugar: Equipe Girl Power Technology do Instituto Farroupilha

– 2º Lugar: Equipe Penelope´s do Colégio Estadual Catuípe

– 3º Lugar: Equipe Sydneis da Escola Entre-Ijuis

As equipes femininas também participaram do concurso “Best Style”, que premiou o robô mais estilizado.

O prêmio foi entregue para a equipe “Penelope’s”, do Colégio Estadual Catuípe do município de Catuípe. Para julgar o robô mais estilizado, o evento contou com Comissão Julgadora integrada pelas professoras Nadya Antonello e Giana Brum Vendrúsculo, a diretora Administrativa Berenice Wbatuba, a design gráfica Cristiane Carvalho e a desenvolvedora do NTI Marina Fontoura.

A professora Cristina adianta que “para a 4ª edição a ser realizada em 2019 iremos preparar novos desafios e esperamos receber um número ainda maior de meninas motivadas com as novas tecnologias”.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 16 dezembro, 2018

    Jovem é encontrada morta no interior de Iraí

    Na manhã de sábado (15) a Brigada Militar de Iraí atendeu a um chamado de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 dezembro, 2018

    Homem é baleado durante assalto a mercado em São Luiz Gonzaga

    Um homem foi ferido por disparo de arma de fogo durante assalto a um mercado ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 16 dezembro, 2018

    Confronto entre assaltantes e BM termina com quatro mortos em Trindade do Sul

    Após roubo de duas agências bancárias em Trindade do Sul, cidade da Zona da Produção, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.