Profissionais da Central de Regulação no Estado abrem curso do Samu em Santo Ângelo

Sepé Tiaraju 6 junho, 2019 Fonte: HSA

O Samu desenvolve um trabalho permanente da capacitação de seus profissionais. Na terça-feira, 4, no prédio 20 da URI, teve início o curso com profissionais que atuam nas unidades do Samu de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Caibaté, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Cerro Largo, Guarani das Missões e São Borja.

Neste primeiro encontro teve a participação de representantes da Coordenação das Urgências e Emergência do Estado do Rio Grande do Sul. Pela manhã a enfermeira, Camila Manzotti, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, falou sobre o tema “Atenção básica e princípios de emergência.” Na sequência, o coordenador médico do Samu RS, Jimmy Herrera, e a coordenadora de enfermagem do serviço, Andréa Cristiane Pinheiro, que falaram sobre o funcionamento geral do serviço pelo Sistema True que utiliza Smartphone para o atendimento de pacientes.

Já à tarde, a enfermeira Rose Abelha, do Estado de São Paulo, abordou em sua palestra o tema “Punção intra-óssea” que viabiliza a infusão de medicamentos na cavidade da medula óssea com uso de medicamentos e soluções em situação de emergência. E à noite, o enfermeiro Cristiano Cordeiro do Samu do Hospital Santo Ângelo abordou o tema ABCDE do Trauma e Biomecânica e Cinemática do Trauma. E na quarta-feira, 5, o curso teve prosseguimento com provas e oficinas práticas na URI Campus Santo Ângelo.

CURSO

O coordenador de enfermagem do Samu, Alex Martins Antunes, explica que o curso terá ao todo 200 horas com atividades quinzenais pela manhã e tarde na URI, Corpo de Bombeiros e 1º B Com. As aulas prosseguem até o dia 22 de outubro e contarão com a participação deprofessores de São Paulo, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves e Santo Ângelo.

O novo encontro será nos dias 17 e 18 de junho, nos turnos da manhã e tarde, na Universidade Regional Integrada Campus Santo Ângelo. O curso está sendo organizado pelo Núcleo de Educação das Urgências e Emergências do Estado e Samu RS do Hospital Santo Ângelo. As atividades contam como apoio da direção do Hospital Santo Ângelo e parceria da URI, Corpo de Bombeiros, 1º B Com e do poder público.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Sessão Especial homenageará 60 anos do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista

    Foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 17, um requerimento que propõe homenagear ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    STJ acata recurso parcialmente e julgamento da Kiss vai para júri popular

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, acolheu nesta terça parcialmente ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 junho, 2019

    Licenciamento Ambiental tem curso de extensão na URI

    Vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas, “Licenciamento Ambiental, Georreferenciamento e Recursos Hídricos” é o curso ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.