Produção industrial recua 1,3% em março, aponta IBGE

Sepé Tiaraju 3 maio, 2019 Fonte: Correio do Povo

A produção industrial nacional recuou 1,3% em março, na comparação com fevereiro deste ano, eliminando o crescimento de 0,6% observado no mês anterior, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta sexta-feira. Em 2019, a indústria acumula queda de 2,2%. Em relação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 6,1%, mais intensa desde maio de 2018.

O baixo índice reflete a diminuição em três das quatro grandes categorias econômicas: bens intermediários (-1,5%), bens de consumo duráveis (-1,3%) e bens de consumo semi e não-duráveis (-1,1%). O setor produtor de bens de capital (0,4%) apontou a única taxa positiva nesse mês e marcou o segundo avanço consecutivo.

Dezesseis dos 26 ramos pesquisados tiveram redução em sua produção: a principal influência negativa foi em produtos alimentícios, que recuaram 4,9%. Outras contribuições negativas importantes vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,2%), de coque (subproduto do carvão mineral), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,7%), de indústrias extrativas (-1,7%) e de outros produtos químicos (-3,3%). No penúltimo item, os censitários destacam os efeitos negativos do rompimento da barragem em Brumadinho. Na contramão das reduções, entre aqueles que ampliaram a produção, o melhor desempenho foi o de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que avançou 4,6%.

Queda acumulada de 2,2% no ano

No índice acumulado entre janeiro e março de 2019, frente a igual período do ano anterior, a indústria recuou 2,2%, com resultados negativos nas quatro grandes categorias. O índices de queda também se repetiram em 21 dos 26 ramos, em 55 dos 79 grupos e em 56,9% dos 805 produtos pesquisados. Entre as atividades, a das indústrias extrativas (-7,5%) exerceu a maior influência negativa. Entre as que avançaram estão coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,2%), bebidas (5,0%) e de produtos de metal (5,4%).

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Clientes de baixa renda são os que mais reestruturam dívidas de cartão

    Os clientes de bancos de baixa renda são os que mais recorrem à reestruturação de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 maio, 2019

    Comissão derruba portaria que limita acesso à mamografia no SUS

    A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) decidiu nesta terça-feira (21) derrubar a Portaria ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 19 maio, 2019

    Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 12 milhões

    Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.152 realizado na noite deste sábado (18) em ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.