Primeiro lugar do 11º Canto Missioneiro ficou com o chamamé Mandalete

11º Canto Missioneiro, três noites de nativismo no Teatro Antônio Sepp. Foto: Tarso Weber
bernardi 26 março, 2018 Fonte: JRST/Paulo Renato

Foi concluído na madrugada do domingo as 2h30min a 11º edição do Canto Missioneiro da Música Nativa. O evento começou na quinta-feira junto ao teatro municipal Antônio Sepp, reunindo músicos locais e de outras regiões do Estado. Na quinta-feira foram apresentadas 10 músicas da fase local e na sexta-feira outras 12 composições da fase Geral. Já no sábado, noite da grande final, novamente se apresentaram as 13 composições classificadas, sendo 5 da fase local e outras 8 da fase geral.

Ainda no sábado no começo da noite foi realizada a etapa do 10º Canto Piá Missioneiro, onde na categoria mirim o 3º lugar ficou para Vitória de Sá Heck de Porto Alegre; 2º lugar Murilo Vargas de Santo Ângelo e o 1º lugar para Maria Fernanda Costa de Porto Alegre.
O canto Piá na categoria Juvenil, premiou em 3º lugar Manuela Martins de Souza de Porto Alegre; 2º lugar Kássia Macedo Costa de Gravataí e em 1º lugar Letícia Roennau de Taquara.
Após a apresentação das 13 finalistas do Canto Missioneiro, o corpo de jurados formado por Fábio Dalla Costa, Fátima Gimezes, Lenin Nunes, Mauro Moraes e Vinicius Brum anunciaram as musicas vencedoras tanto na etapa local como na Geral.

Como melhor instrumentista levou o troféu Wilmar Ávila Brittes e o prêmio de 500 reais – Matheus Alves; melhor Intérprete com o troféu Jorge Camargo e mais 500 reais em dinheiro, o cantor Ângelo Franco. Melhor Letra com o troféu Sérgio Jacaré e 500 reais para a composição Mandalete de autoria de Jayme Caetano Braun. Melhor Melodia, com o troféu Tio Queiroz e 500 reais, para Leonel Gomez e Juliano Gomes da música Mandalete.
Melhor tema Missões com o troféu Maximiano Bogo e o prêmio de MIL reais para a composição Viver Guarani de autoria Claudio Reinke. Já a música mais popular com 64,9% da preferencia de votos do público foi para a chamara Lembrança, história e saudade defendida por Claudio Vargas e grupo Gana Missioneira. Eles receberam o troféu Moacir Nascimento e 500 reais.
Essa composição de autoria de Milton Bervig e Francisco Goulart, também recebeu o troféu João de Oliveira Costa e o prêmio de Mil reais, ficando em 3º lugar na fase local do festival.
O 2º lugar coube para a música Em Mates de Espera de autoria de Claudio Reinke com interpretação de Eduardo Maycá que levou o troféu Russo Maicá e o prêmio de 2 mil reais. Já o 1º lugar na fase local do Canto Missioneiro foi para a música Zamba para as Missões de autoria de Mauro Augusto RibeirtoNardes, tendo na interpretação os irmãos Armando e ArakenMaicá. Receberam o troféu Juarez Chagas e o prêmio de 4 mil reais.
O 3º lugar na fase Geral foi para a música Buscando Viver de autoria de Ângelo Franco e Matheus Alves. Levaram o troféu Cindinho Medeiros e o prêmio de 4 mil reais.
O segundo lugar foi para a composição Meus motivos de Xergão, uma chamarra de autoria de Matheus Costa e Geovani Boazan Silveira, tendo na interpretação André Teixeira. Ganharam o troféu Tio Bilia e o prêmio de 6 mil reais.
O primeiro lugar do 11º Canto Missioneiro ficou com o chamamé Mandalete, com letra feita há 40 anos pelo Pajador missioneiro Jayme Caetano Braun, tendo a melodia de Leonel Gomes e Juliano Gomes com a interpretação do Leonel Gomes. A composição recebeu o prêmio de 8 mil reais e o troféu Cenair Maicá.
A previsão da comissão organizadora a partir de agora é realizar a prestação de contas de todo o festival junto ao Conselho Estadual de Cultura, através da LIC e preparar a confecção do CD e também do DVD do festival.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Clientes da TIM relatam que celulares foram adiantados para o horário de verão

    Clientes da operadora TIM em diversas cidades do país relataram que o horário do relógio ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Dois modelos de aviões executivos são lançados pela Embraer

    A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) apresentou os novos jatos executivos médio e super médio, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 15 outubro, 2018

    Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

    “Meu sonho mesmo é dar aula para o ensino médio, pode ser em escola estadual, ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.