Prefeituras protestam no trevo de Entre-Ijuís

NULL
Lucas de Campos 25 setembro, 2015 Fonte:

Os prefeitos dos municípios que integram a Assoação dos Municípios das Missões (AMM) lideranças e comunidade, participam da mobilização entitulada "Movimento do Bolo", nesta tarde no entroncamento da BR 285 com a ERS 344 em Entre Ijuís.

A ação está sendo realizada em todo o Estado pela Famurs. Pelo menos 95% das prefeituras aderiram a mobilização. Nos municípios de abrangência da AMM a adesão foi total.

De acordo com o prefeito do município de XVI de Novembro, Ademir Gonzatto os municípios vêm procurando enfrentar a falta de repasses do governo sem afetar os serviços essenciais à população, "Estamos sentindo na pele a falta de recursos", afirma Gonzatto. O prefeito destaca que fará o possível para manter a folha de pagamento dos funcionários da prefeitura em dia, apesar da falta de repasses. 

Cerca de 70 pessoas participaram da manifestação. A Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal acompanharam a ação. Em um ato simbólico os manifestantes abraçaram o monumento da Cruz Missioneira. 

Apenas 18% do dinheiro arrecadado com os impostos em todo o país é repassado aos municípios. Os estados recebem 25% e a união 57%. De acordo com o prefeito de Giruá e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) Fabiam Tomas, este ano o Estado deverá repassar menos dinheiro do que está no orçamento estadual, “Este rombo chega a R$ 21 milhões na região das missões neste ano”,

O problema é que as prefeituras ajustaram os seus gastos em torno do orçamento previsto, “Ter a notícia de que não iremos receber o valor previsto é terrível para os municípios, o valor do rombo é muito alto”, destaca.

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.