Polícia Federal prende 12 índios por extorsão e milícia armada em Ronda Alta

Polícia Federal: Divulgação
Sepé Tiaraju 26 outubro, 2018 Fonte:  Rádio Uirapuru
A Polícia Federal de Passo Fundo, em uma ação com o apoio da Polícia Civil e Brigada Militar, prendeu 12 indígenas na tarde desta quinta-feira (25) na cidade de Ronda Alta, divisa com Três Palmeiras.
A região há meses vive um clima tenso e no último sábado um agricultor acabou baleado ao se recusar a pagar uma taxa a um grupo de índios para poder plantar em sua própria terra. O comboio saído de Passo Fundo chamou a atenção e trouxe um pouco de paz aquele local.
O Delegado Mário Luiz Vieira, que coordenou a operações, explicou que este grupo foi flagrado dentro da terra particular de um agricultor que se negou a pagar taxas de plantio. Com a negativa os índios foram até a propriedade e assumiram os trabalhos, usando o maquinário do produtor, as sementes e os defensivos. Para acelerar o processo os índios usaram secante no pasto verde, com o gado ainda comendo, envenenando os animais.
Com a chegada dos policiais, dez índios armados jogaram as armas no mato, enquanto dois seguiram plantando. Entre os 12 presos está inclusive o cacique, identificado como Ronaldo Mig.
O delegado Mário afirmou que a delegacia de Passo Fundo concentra todos os problemas indígenas da região, sendo que isso consome quase que a totalidade do tempo e esforços dos agentes.
Desabafou dizendo que um pequeno grupo de índios se dá bem, cobrando taxas e arrendando terras, enquanto a maioria dos índios vive na miséria. Para o delegado esta realidade precisa mudar.
Os 12 índios presos foram enquadrados por extorsão e formação de milícia armada, sendo recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Após a ação da Polícia Federal, mais de 100 indígenas bloquearam o km 92 da ERS 324 em Três Palmeiras. Longo congestionamento foi formado em ambos os sentidos da rodovia.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 fevereiro, 2019

    Perfis fakes oferecem notas falsas em grupos de compra e venda

    Um anúncio publicado no Facebook, na manhã de ontem, em um grupo de compra e ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 fevereiro, 2019

    Câmera flagra arremesso de cachaça em presídio

    Na última terça-feira (19), por volta das 17h, agentes penitenciários visualizaram, pelas câmeras de segurança, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 fevereiro, 2019

    Polícia apreende mais de 100 kg de peixes em São Nicolau

    Na segunda-feira (18) a Brigada Militar de São Nicolau, durante a Operação Fronteira, abordou um ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.