Para ONU, Brasil deve seguir debate sobre plásticos descartáveis

A poluição provocada pelos plásticos é uma tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares - Photo: Martine Perret/ONU Meio Ambiente
Sepé Tiaraju 7 junho, 2018 Fonte: Agência Brasil

O debate sobre a proibição de produtos plásticos descartáveis, que vem ganhando força na União Europeia, serve de exemplo para o Brasil. A avaliação é da representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), Denise Hamú.

“Não é só para alarmar a todos, mas pra mostrar e conscientizar que uma ação simples, de usar um material por três segundos, vai impactar na natureza ou no oceano por 200 anos”, diz ela.

Denise explica que, no Brasil, o desafio atual é conscientizar os municípios. Em sua avaliação, a questão territorial dificulta a implementação de políticas de abrangência nacional envolvendo os produtos plásticos. Entretanto, ela alerta se tratar de uma questão urgente para um país que possui mais de 9 mil quilômetros de litoral. “Se não fizermos nada agora, daqui a 50 anos teremos mais plástico no mar do que peixes”.

Na semana passada, a Comissão Europeia propôs a proibição da comercialização de produtos de plástico descartáveis que são usados apenas uma vez e que possuem alternativas com materiais ambientalmente mais sustentáveis ou biodegradáveis. Entre eles, estão cotonetes, canudos, garrafas, mexedores de café e talheres.

A proposta foi motivada pela preocupação com o acúmulo de lixo nos oceanos, que coloca em risco a vida marinha. Também foi sugerida uma meta segundo a qual os países do bloco ficariam comprometidos com iniciativas que os tornem capazes de coletar e reciclar 90% das garrafas plásticas até 2025.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 22 outubro, 2018

    Veículo capota após atropelar um cavalo na ERS 342 em Ijuí

    Um veículo capotou na RS 342 depois de atropelara um cavalo, na noite deste domingo ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 outubro, 2018

    Trump anuncia que vai encerrar acordo com a Rússia sobre armas nucleares

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (20) que seu Governo vai ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 21 outubro, 2018

    Brasil e Chile concluem negociações para acordo de livre comércio

    Representantes do Brasil e Chile encerraram as rodadas de negociações para fechar o acordo de ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.