Palestra mostra distanciamento do conhecimento acadêmico da necessidade do mercado de trabalho

Sepé Tiaraju 31 outubro, 2018 Fonte: HSA

Um dos grandes desafios das universidades é preparar um profissional qualificado que atenda as demandas de um mercado cada vez mais competitivo no qual a gestão eficiente faz toda a diferença. Esse foi o enfoque da palestra “Gestão e Liderança”, ministrada pelo diretor administrativo do Hospital Santo Ângelo, Marcelo Borges, no Salão Azul, da CNEC Santo Ângelo, na noite de segunda-feira, 29.  A atividade contou com a participação do diretor da CNEC Santo Ângelo, Demetrius Abrão Bigaran, da coordenadora do evento, Camila Mousquer, da gerente de enfermagem do HSA, Maristane Almeida, entre outros convidados.

Na palestra, destinada a acadêmicos dos cursos de Administração, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e Direitos, o gestor explicou que há hoje um distanciamento do conhecimento acadêmico da necessidade do mercado de trabalho. Marcelo Borges citou como exemplo os cursos de Enfermagem no Estado. “As universidade formam enfermeiros para atuarem na parte assistencial. O profissional ao ingressar no mercado depara-se com uma realidade mais ampla. Na minha experiência como gestor hospitalar, enfrento situações que evidenciam essa situação. Precisamos, na maioria das vezes, de um profissional que não apenas saiba atuar na assistência do paciente, mas também que entenda de administração, recursos humanos, custos finanças e até mesmo que saiba gerenciar pessoas”.

Marcelo Borges citou situações como a do Curso de Enfermagem da PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica) que de um total de 4 mil horas-aula, apenas 7% (284 horas) são destinadas à área de administração; enquanto na UFRGS são 9% deste total (360 horas). “Esses números mostram a necessidade de que os currículos precisam ser revistos não apenas na Enfermagem, mas também em outros cursos, devido à importância cada vez maior da gestão nas mais diferentes áreas.”

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 17 dezembro, 2018

    URI Santo Ângelo homenageou dirigentes da mantenedora FuRI pelos 50 anos

    A tradicional festa de encerramento das atividades acadêmicas da URI Santo Ângelo foi especial este ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 12 dezembro, 2018

    URINOVA gradua e libera para o mercado as primeiras empresas incubadas

    A URINOVA – Incubadora da URI Santo Ângelo, realizou na noite de terça-feira, 11, a ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 11 dezembro, 2018

    Formanda de Engenharia Mecânica da URI ganha prêmio destaque na empresa Bruning Tecnometal

    A formanda de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo, Bárbara Raquel Wilhelm, foi premiada no ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.