Painel sobre o Rio Itaquarinchim abre a Semana da Água

NULL
Lucas de Campos 18 março, 2015 Fonte:

Atividades serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de março, data em celebração ao Dia Mundial da Água

Com a finalidade de chamar a atenção para o rio que banha a nossa cidade por meio de ações de preservação, com vistas a despertar nos estudantes e na população santo-angelense o compromisso com o cuidado e a preservação do Rio Itaquarinchim, a Administração Municipal de Santo Ângelo e o Comitê de Revitalização do Rio Itaquarinchim realizam a Semana Municipal da Água nos dias 20, 21 e 22 de março, em razão do Dia Mundial da Água, o qual é celebrado no mesmo dia da fundação do município de Santo Ângelo.

O objetivo principal é promover ações que permitam a tomada de consciência sobre a importância da preservação do Rio Itaquarinchim, bem como de ações para a sua recuperação e revitalização. O público-alvo são os estudantes da Educação Infantil e ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, estudantes do ensino fundamental e médio da Rede Particular e Estadual de Ensino e a comunidade em geral. Para isso, serão realizadas atividades educativas, com vistas a despertar nos estudantes e na população santo-angelense um compromisso com o “Ita”, e a revitalização de um trecho do Rio Itaquarinchim (bairro São Carlos – Avenida Sagrada Família – Avenida Brasil – bairro Castelarin e bairro Aliança).

A primeira etapa deste projeto inicia na sexta-feira, 20 de março, às 9h, no auditório da Acisa, com a realização do Painel de Debates “Não Deixe Morrer o Itaquarinchim”, com o debate sobre três temas: “A situação do Rio Itaquarinchim”, que será abordado pela URI, “Sistema de Abastecimento”, assunto pautado pela Corsan, e “Sustentabilidade”, apresentado pela Unijuí. No sábado, 21, às 9h, ocorre o mutirão de limpeza do Rio Itaquarinchim e o lançamento do projeto “Não Deixe Morrer o Itaquarinchim”, na Cascata do Rio Itaquarinchim, no bairro Kurtz.E no domingo, dia 22, a partir das 9h, dia em que é celebrado o dia mundial da água – além do aniversário do município de Santo Ângelo e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) -, serão realizadas ações preventivas em prol do meio ambiente durante a realização do Brique da Praça Leônidas Ribas.

Nas próximas etapas do projeto, serão produzidas cartilhas educativas para estudantes das escolas municipais, além da produção de material de divulgação, que serão entregues pelos estudantes das escolas do município aos cidadãos que moram às margens do Rio Itaquarinchim. Ainda, a elaboração de projetos pelas escolas, com a apresentação das ações desenvolvidas pela comunidade escolar no mês de outubro e os concursos de poemas, desenhos e fotografias. Por fim, a revitalização e a recuperação de um trecho do rio e a construção de pista para caminhada, com a colocação de bancos, lixeiras para a coleta seletiva e o plantio de árvores.

Além do Governo Municipal e do Comitê de Revitalização do Rio Itaquarinchim, são parceiras deste evento: Comissão do Lixo, Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo (Acisa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas Missões, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Grupos de Escoteiros, URI, IESA, Emater/Ascar, Corsan, ONG Eco Global Missões, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Fundo de Gestão Compartilhada, Secretarias Municipais, 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) , 1º B Com Div, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Trilheiros, Câmara Municipal de Vereadores, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Piquete Herdeiros da Tradição.

RIO ITAQUARINCHIM –Exerceu uma importância estratégica no desenvolvimento de Santo Ângelo ao longo de sua história. Suas nascentes límpidas estão localizadas junto ao atual Distrito de Comandaí.  O rio divide a cidade e é fonte para a captação da água que abastece parte da população.

Fonte: Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.