Obra do Aeroporto Regional de Santo Ângelo deverá ser concluída em dois anos

Sepé Tiaraju 8 dezembro, 2018 Fonte: A Tribuna

Até o final de dezembro deve iniciar o processo licitatório para a execução da obra de ampliação do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. A informação é da diretora do Departamento Aeroportuário, Lígia Barreto, que confirmou a obra para o início de 2019 durante entrevista no programa Aldeia Global da Rádio Sepé Tiaraju. Segundo Lígia, a conclusão deverá ser em dois anos – tempo menor do que era previsto anteriormente. O total de investimento previsto é de R$ 44 milhões, através do PAC, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil.

Lígia explicou que existe todo um trâmite burocrático para a viabilização da obra. “Passamos documentos para o Departamento Jurídico do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.  A partir dessa avaliação é que se firma o termo de compromisso com o Estado. Esse termo é anexado a outros documentos e a partir disso se elabora uma minuta que não chegou ainda. Nela teremos o plano de trabalho com seu cronograma. A partir destas informações vamos saber como serão feitos os repasses de recursos para a obra.”

OBRA

Conforme a diretora do DAP, a partir da definição da empresa vencedora, o processo de realização da obra vai ser mais ágil numa comparação a obra do Aeroporto de Passo Fundo que serviu de case. “Todas as dificuldades e os trâmites serviram como modelo. A Secretaria Estadual dos Transportes e da Secretaria de Aviação Civil acreditam que isso vai ajudar na agilidade dos encaminhamentos dentro das etapas previstas. A CELIC, que é um órgão do governo, conduzirá a licitação que será no modelo RDC. Acreditamos que tudo será mais rápido e a obra vai ser concluída em dois anos.”

Lígia Barreto ainda explicou que o terminal de passageiros será modulado e que a partir das melhorias o Aeroporto Regional de Santo Ângelo passará a ser um dos mais modernos aeroportos do Estado. “A nossa ideia é fazer a obra sem interditar o aeroporto porque existe pouca intervenção na pista. Vamos manter um cuidado maior durante o processo de recuperação do aeroporto. Provavelmente a obra iniciará na complementação da pista, nas cabeceira, numa área de segurança. Foi feito anteriormente melhorias numa delas, mas é necessária efetuar esse procedimento nas duas. Na sequência serão feitas obras em trechos paralelos como pátio das aeronaves, terminais de passageiros e área de prevenção e combate a incêndio. Também haverá complementação da pista, obra na área de estacionamento de veículos e acesso ao aeroporto.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    RGE trocou 272 postes em Guarani das Missões de janeiro a setembro

    A Rio Grande Energia (RGE) concluiu importantes obras na rede elétrica de Guarani das Missões ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Homem morre eletrocutado em Coronel Bicaco

    Um homem morreu eletrocutado, por volta das 15, de quarta-feira, 12,  em uma rede de ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 13 dezembro, 2018

    Mulheres realizam manifesto em São Nicolau contra o feminicídio

    Mais de 100 pessoas com cartazes fizeram caminhada contra o feminicídio em São Nicolau. O ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.