Novo balanço confirma 485 casos de toxoplasmose em Santa Maria

Surto de toxoplasmose em Santa Maria é considerado pelas autoridades como um dos maiores do RS - Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
Sepé Tiaraju 1 junho, 2018 Fonte: Palácio Piratini

A Prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado divulgaram, nesta sexta-feira, 1º de junho, novo boletim de investigação do surto de toxoplasmose no município. O documento, além de detalhar o número de casos, também apresenta dados preliminares referentes ao perfil epidemiológico da doença, com considerações a respeito da etnia e escolaridade dos pacientes com toxoplasmose, assim como informações referentes ao tratamento.

Até o momento, foram notificados à Vigilância em Saúde de Santa Maria 1.176 casos. Destes, 825 atendem à definição de suspeito e 351 ainda necessitam de classificação. Do total de casos suspeitos, 485 foram confirmados,185 foram descartados e 155 ainda permanecem em investigação. Dos confirmados, 41 são gestantes.

Com relação ao levantamento preliminar do perfil epidemiológico, os dados são baseados no estudo aprofundado de 79 casos. Assim, considerando este total, a maioria dos casos foi registrada em pessoas brancas (63 casos ao total), seguido de pessoas negras (oito ao todo).

Com relação à escolaridade, a maioria das pessoas com a doença (30,4% do total) tem Ensino Superior Completo. Já levando em conta os dados sobre atendimento médico, 72 pacientes procuraram atendimento médico devido aos sintomas. Dos 79 casos, apenas 19 necessitaram de internação hospital e um de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ainda, do total de casos em investigação aprofundada, 43 pacientes foram atendidos por médico oftalmologista.

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 20 outubro, 2018

    Bebê de sete meses é torturado pelo pai em Saldanha Marinho

    Na quinta-feira, 18, a Brigada Militar atendeu uma ocorrência de tortura de bebêem Saldanha Marinho. No ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 outubro, 2018

    Projeto da Ponte Internacional perde recursos da bancada gaúcha

    O projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier perdeu recursos da bancada gaúcha. A confirmação ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 20 outubro, 2018

    Altas temperaturas deixa em alerta Vigilância Ambiental contra o Aedes aegypit

    A sequência de chuvas e o aumento das temperaturas neste período deixam em alerta as ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.