Nadine Anflor assume cargo e é a primeira mulher chefe de polícia do RS

Foto: Guilherme Almeida
Sepé Tiaraju 8 janeiro, 2019 Fonte: Correio do Povo

Aos 42 anos, natural de Getúlio Vargas, Nadine Farias Anflor, é a nova chefe de polícia do Rio Grande do Sul. A primeira mulher a assumir a hierarquia máxima da Polícia Civil gaúcha, em 177 anos de instituição, recebeu o cargo do delegado Emerson Wendt – que atuará na área de inteligência na nova gestão. Como subchefe, o delegado Fábio Motta Lopes, tomou posse. A cerimônia, que lotou o auditório do Palácio da Polícia, contou com a presença do governador Eduardo Leite e do vice, Ranoldo Vieira Júnior, que é secretário de Segurança Pública e também de Administração Penitenciária.

De acordo com Nadine, a nova gestão terá muito trabalho pela frente. Entre as prioridades elencadas está a atuação no combate aos crimes patrimoniais, à violência doméstica e familiar – pelo índice e números de feminicídios que têm sido registrados nos últimos anos. Pelo interior do Estado, ela diz que serão pulverizadas as Delegacias de Repressão aos Crimes Organizados (Dracos): “Elas serão braços do Denarc e do Deic, principalmente.”

A nova chefe de polícia também disse que o trabalho será focado na inteligência e investigação qualificada, além de garantir rigor no combate às organizações criminosas. “São várias missões que temos pela frente, queremos dar andamento e continuidade a tudo que foi feito dentro da instituição”, destacou. Prometendo unir esforços para enfrentar as dificuldades financeiras do Estado e melhorar os índices de criminalidade e dar sensação de segurança à população, garantiu que o “maior patrimônio do Estado são os servidores” e que graças aos agentes e delegados gaúchos acredita que a missão será atingida.

Ela também enalteceu a criação do Departamento Especial de Proteção a Grupos de Vulneráveis, que vai abarcar as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, as duas dos idosos e, a novidade a Delegacia de Combate a Intolerância. Dentro do Departamento também está o da Criança e do Adolescente (Deca). “Isso significa um olhar diferenciado para mulheres, idosos, crianças e adolescentes – os infratores e também as crianças vítimas. Teremos um plantão especializado, para que toda família seja atendida. O objetivo, dentro da nova Secretaria de Segurança Pública é qualificar o atendimento ao cidadão”, detalhou.

O governador Eduardo Leite destacou os avanços sociais que permitiram a uma mulher chegar à chefia de Polícia e, numa referência ao hino rio-grandense, disse que essa é uma “nova façanha, de modelo à toda terra”. Leite ainda fez um adendo ao feito: “A Nadine não está ocupando a função apenas por ser mulher, mas pela sua capacidade, trabalho e trajetória”. Ranolfo reforçou que a segurança da população é uma das prioridades da nova gestão e desejou sucesso à nova gestora. “É hora de botar o pé na estrada, que a sociedade espera muito de nós.”

Notícias Relacionadas

  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

    Uma barragem da mineradora Vale em Barão de Cocais, na região central de Minas Gerais, ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Mulher é presa com drogas no bairro Castelarim

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, prendeu uma mulher de 46 anos, neste sábado (23), ...

    Leia mais >
  • Sepé Tiaraju 24 março, 2019

    Homem é preso após furto em veículo no bairro Boa Esperança

    A Brigada Militar de Santo Ângelo, no sábado, 23, em patrulhamento pelo Bairro Boa Esperança ...

    Leia mais >
© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.