Morte de mulher no HSA foi devido choque séptico

NULL
Lucas de Campos 23 março, 2015 Fonte:

A morte de uma mulher de 42 anos no final da madrugada de hoje, junto ao hospital Santo Ângelo está deixando uma forte apreensão entre os familiares, especialmente devido às causas do óbito.

Várias informações chegaram até os programas jornalísticos da rádio Sepé, dizendo que o possível motivo da morte seria dengue. Familiares confirmaram que a senhora procurou atendimento médico na terça-feira, quando foi atendida, e recomendado voltar para casa.

No dia de ontem com fortes dores pelo corpo, manchas na pele e muita febre, voltou ao pronto atendimento, ficando internada, sendo inclusive transferida as pressas para a Unidade de Tratamento Intensivo.

Diante da forte suspeita de dengue, pois vários casos já foram registrados de forma oficial em Caibaté e São Miguel das Missões, ficou estabelecido um grande temor na população, que buscava desesperadamente mais noticias sobre o caso.

Em entrevista ao programa Aldeia Global, o coordenador em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ubiratan Alencastro, disse que a informação repassada pela área técnica do hospital Santo Ângelo é de que a mulher morre em virtude de um choque séptico e não por causa de dengue.

Segundo ele, em Santo Ângelo existe a notificação de quatro casos suspeitos de dengue, o que não é o caso dessa vitima fatal. Inclusive as equipes da vigilância ambiental realizam completa varredura no combate a focos do mosquito transmissor, nos bairros da cidade.

Ubiratan Alencastro confirmou que o diagnostico do médico de plantão que atendeu essa mulher descartou os sintomas de dengue. Ele também disse que aguarda um comunicado do hospital Santo Ângelo sobre a coleta de algum material da vitima para ser enviado até o Laboratório Central do Estado, em busca de mais detalhes sobre o caso.

O choque séptico é uma condição grave que ocorre em decorrência de infecção e traz risco de vida. Ocorre quando um agente infeccioso, como bactérias, vírus ou fungo, entra na corrente sanguínea de uma pessoa. Essa infecção afeta todo o sistema imunológico, desencadeando uma reação em cadeia que pode provocar uma inflamação descontrolada no organismo.

Choque séptico é geralmente causado por infecção bacteriana. Qualquer tipo de bactéria pode causar choque séptico, podendo afetar qualquer parte do organismo, incluindo coração, cérebro, rins, fígado e intestinos. Fungos e vírus também podem causar essa condição, embora infecções virais sejam extremamente raras.

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.