Mobilização total das autoridades no combate a dengue em Santo Ângelo

NULL
Lucas de Campos 13 abril, 2015 Fonte:

Importantes ações de combate a dengue, especialmente no atendimento a população e também na proliferação do mosquito transmissor estão sendo desenvolvidas na cidade de Santo Ângelo.

         Hoje pela manhã estiveram no programa Aldeia Global para falar sobre o assunto a vice-prefeita Nara Damião, o delegado regional de Saúde Antônio Pedro Sartori e o provedor do hospital Bruno Hesse.

         Segundo ele, a atenção aos cuidados contra a dengue e ao próprio mosquito deve ser de cada morador da cidade. Já as autoridades da saúde trabalham no combate aos focos e no atendimento dos moradores que são orientados a procurar o atendimento médico, quando apresentarem sintomas.

         Até o momento, Santo Ângelo possui o registro oficial de dois casos confirmados da doença, inclusive com um óbito. Existe outro óbito suspeito de dengue, ocorrido na sexta-feira, cujo exame foi enviado no final de semana para o Laboratório Central do Estado, com previsão de divulgação do resultado entre hoje e amanhã.

         No período de 23 de março até a manhã de hoje o hospital Santo Ângelo registrou 129 casos suspeitos de dengue, com um total de 12 pacientes internados na casa de saúde. Inclusive um morador de Cerro Largo está na UTI, também com alto índice de suspeição da doença.

         O provedor Bruno Hesse, anunciou que até o momento o Hospital Santo Ângelo já realizou 339 hemogramas. Além disso, alertou que a instituição está com todos os seus 170 leitos ocupados, ou seja, se precisar internar mais alguém via SUS, esse paciente deverá ser encaminhado para outro hospital da região.

         Como medida preventiva, a casa de saúde está brindo uma nova sala de observação com sete leitos. Levantamento realizado com os pacientes suspeitos de dengue aponta que eles residem nos bairros José Alcebíades de Oliveira, Aguiar, Pippi, Vera Cruz, Missões e Boa Esperança.

         Já a vice-prefeita Nara Damião, informou que desde o domingo, o posto de saúde da 22 de março está atendendo a população até as 22 horas. Também a Secretaria Municipal de Saúde determinou que a partir de hoje os postos de saúde dos bairros estarão abertos até as 8 da noite.

         O delegado regional da saúde, Antônio Pedro Sartori reforçou a informação de que toda a região das missões está em Estado de Alerta contra a dengue há mais de 30 dias. Ele solicitou que a população permaneça vigilante e procure combater os focos do mosquito, não deixando água parada no pátio das casas.

         Segundo ele, na área da 12ª Coordenadoria segundo o último boletim oficial da Secretaria Estadual da Saúde são 92 casos confirmados de dengue, sendo 84 em Caibaté, 4 em Mato Queimado, 2 em Santo Ângelo, e mais um em São Miguel das Missões e outro em Cerro Largo. Sartori anunciou pela manhã que outro caso confirmado de dengue foi registrado em São Luiz Gonzaga. 

 

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.